Maio Amarelo: “No trânsito, escolha a vida!”

Canal Mudes

Este é o tema central da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. 

 

O objetivo é mobilizar a sociedade, o Poder Público e as empresas em torno de ações que possam garantir mais segurança no trânsito e, consequentemente, salvar vidas. 

 

O movimento, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, completa 10 anos em 2023. 

 

Durante o mês de maio, diversas ações são realizadas em todo o mundo, como palestras, campanhas publicitárias, mobilização nas redes sociais, distribuição de material educativo, entre outras iniciativas que buscam alertar sobre os riscos do trânsito e como evitá-los. 

 

A ideia é que cada pessoa se torne um agente multiplicador de mensagens que ressaltem a importância da segurança no trânsito, por exemplo, dirigir com responsabilidade, respeitar as leis, usar cinto de segurança e capacete, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, não usar o celular ao volante etc. Estas atitudes fazem grande diferença na prevenção de acidentes. 

 

Além disso, Maio Amarelo também visa pressionar o Poder Público para que invista em medidas de segurança viária, como a construção de ciclovias, faixas exclusivas para ônibus, semáforos inteligentes, fiscalização de trânsito, entre outras. 

 

Infelizmente, os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes no mundo, especialmente entre jovens. Por isso, ações como o Maio Amarelo são essenciais para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, a fim de prevenir novas tragédias. 

 

Esta responsabilidade cabe a todos nós: motoristas, pedestres, ciclistas e Poder Público. Cada um deve fazer a sua parte para garantir um trânsito mais seguro e menos violento. 

 

É fundamental refletir sobre o nosso comportamento no trânsito e se comprometer a adotar uma postura mais consciente e responsável, respeitando as leis e valorizando a vida de todos os usuários das vias públicas.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.