Janeiro Branco: como as empresas podem promover intervenções positivas no ambiente corporativo?

Canal Mudes

Janeiro Branco, campanha que nasceu em 2014, visa dedicar o primeiro mês do ano à promoção da saúde mental e emocional. O nome exprime a cultura de que, neste período, as pessoas estão mais reflexivas e abertas a repensarem suas vidas e relacionamentos, priorizando a saúde mental. 

 

A campanha tem como objetivo alertar toda a sociedade sobre as necessidades relativas à saúde mental e emocional, de modo a orientar as pessoas a como prevenir, identificar e tratar questões ou transtornos mentais e emocionais. 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental é o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade”. 

 

Dados da OMS e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que cerca de 15% dos trabalhadores adultos do mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. Estima-se que, na população brasileira, há 11 milhões de pessoas diagnosticadas com depressão e mais de 18 milhões de casos relacionados com ansiedade. 

 

Conforme a analista psicossocial da Fundação Mudes e especialista em Psicologia Positiva, Karla Paixão, “para proporcionar saúde mental no ambiente corporativo, é preciso, antes, proporcionar segurança psicológica. Por meio de intervenções positivas, é possível criar sentido para os colaboradores, criar conexão entre eles e a empresa, e gerar soluções, como emoções, cognições e comportamentos positivos por intermédio de práticas positivas. Essas intervenções visam transformar esgotamento e desânimo em engajamento, motivação, felicidade e realização pessoal e profissional”. 

 

Intervenções empresariais positivas 

Como exemplos de intervenções positivas, Karla Paixão indica as seguintes práticas:

 

  • Comunicar aos colaboradores sobre a nova cultura da empresa, iniciando as práticas, preferencialmente em janeiro, em consonância com a campanha Janeiro Branco; 
  • Realizar uma pesquisa para entender como está o clima organizacional, a fim de que os colaboradores possam revelar aquilo que sentem, e a empresa compreenda a real situação e conheça as sugestões de melhorias; 
  • Preparar os colaboradores em cargos de liderança para disseminar a segurança psicológica e compreender as vulnerabilidades; 
  • Fazer um levantamento quanto às necessidades de treinamentos. Desta forma, é mais fácil identificar o que os colaboradores precisam aprender para desenvolver melhor o seu trabalho. A partir deste levantamento, é possível pesquisar cursos e parcerias para ofertá-los aos colaboradores (gratuitamente e/ou com desconto);
  • Incluir nos murais da empresa frases engajadoras e motivadoras, como “É possível trabalhar e ser feliz no mesmo lugar!” (Vania Ferrari);
  • Encaminhar, às segundas-feiras, no início do expediente, uma mensagem aos colaboradores para desejar um bom dia, uma boa semana, informando que o RH e a liderança estão à disposição;
  • Encaminhar, ao término de toda semana, uma mensagem aos colaboradores para agradecer por mais uma semana juntos no mesmo propósito, desejando um bom descanso, incentivando que descansem e aproveitem a sua folga;
  • Ter um(a) mediador(a) de conflitos – pode ser um(a) psicólogo(a) organizacional, um(a) psicólogo(a) positivo, um(a) especialista ou um(a) líder – que tenha sido treinado(a) para a função. O importante é que seja uma pessoa em quem os colaboradores possam confiar;
  • Proporcionar uma sala de descanso, um ambiente com puffs, em que os colaboradores possam descansar, ler um livro, fazer o que quiser e se recompor;
  • Implantar benefícios, como conceder uma folga no dia do aniversário e pensar na possibilidade de uma folga por mês para que os colaboradores possam resolver questões pessoais (por exemplo: ir ao banco, a uma consulta médica ou realizar outras atividades necessárias);
  • Incentivar viagens nas férias por meio de parcerias da empresa com hotéis e empresas aéreas;
  • Fazer parcerias com empresas do setor de produtos cosméticos para realizar eventos na organização, com cuidados estéticos para os colaboradores e venda dos produtos com descontos;
  • Criar cultura de intervenções entre os colaboradores: o que eu posso aprender com você? Troca de conhecimentos e experiências entre as equipes;
  • Durante o expediente, encaminhar mensagens para os colaboradores perguntando se eles já pausaram, se já beberam água, se já tomaram um café, dizendo para não subestimarem o valor de uma pausa;
  • Agradecer as pessoas por suas contribuições e pela parceria com a empresa.

 

O capital mais valioso das organizações são as pessoas. É necessário criar um ambiente no qual todos se sintam bem de modo que, se pudessem, fariam o trabalho de graça. Não é utopia! É segurança psicológica! É saúde mental! É felicidade no trabalho! Personalize as práticas conforme o contexto da sua empresa e promova um ambiente seguro, saudável e feliz.

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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