Quais são os tipos de Instituições de Ensino

Canal Mudes

Tão importante quanto escolher a graduação é optar por uma boa instituição de ensino, por isso é preciso saber quais são as diferenças das existentes no mercado e quais são as suas especialidades.

As instituições de ensino superior podem ser Universidades, Faculdades ou Centros Universitários.  

 

Universidade 

As universidades são instituições que podem ser públicas ou privadas. Nela se formam profissionais do ensino superior com foco no desenvolvimento acadêmico do estudante.  

Elas têm a total autonomia de criar novos cursos sem precisar da autorização do Ministério da Educação (MEC) e devem ter, pelo menos, 4 programas de pós-graduação stricto sensu – mestrado ou doutorado com no mínimo doutorado.  

Um terço do corpo docente deve ser dedicado a instituição em tempo integral, também é necessário ter um terço do corpo docente de mestre e doutorado em tempo integral.  

A universidade ainda abrange produções cientificas voltada para pesquisa e extensões, com intuito de expandir o currículo disciplinar do estudante.  

 

Centro Universitário 

Os centros universitários podem ser públicos ou privados e são voltados para diversas áreas do conhecimento. Costumam ter polos maiores que uma faculdade e menores que as universidades.  

Elas não têm a obrigação de produzir pesquisas ou atividades de ensino e extensão. Além disso, nos centros universitários também não há a obrigação de promover cursos pós-graduação, apesar disso podem ser ofertados cursos de especialização como mestrado ou doutorado.  

Um terço do corpo docente deve ter mestrado ou doutorado e no mínimo um quinto deve se dedicar em tempo integral a instituição de ensino.  

 

Faculdade 

As faculdades também podem ser públicas ou privadas e é mais limitada em comparação a uma universidade. Elas são focadas em cursos específicos como comunicação social, saúde, engenharia, entre outros.  

Para poder criar um curso as faculdades devem ter permissão do Ministério da Educação – MEC – e não promovem cursos de pós-graduação.  

Nelas não é obrigatório trabalhos de produções cientificas ou extensão, mas não quer dizer que não tenha. Algumas faculdades costumam estimular esse tipo de iniciação para uma qualificação adequada dos alunos.  

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.