O papel da educação inclusiva na formação de uma sociedade mais igualitária

Instituições de Ensino

A educação inclusiva é fundamental na sociedade, pois possibilita a igualdade sem que haja nenhum tipo de distinção ou preconceito.   

   

O acesso ao aprendizado é capaz de abrir portas para uma formação acadêmica e, por consequência, para a conquista de um emprego digno. É por meio da educação que a sociedade evolui, e o cidadão desenvolve a capacidade de refletir sobre inúmeros temas. 

  

A educação transforma vidas! É a responsável por mudar positivamente a realidade das pessoas, por exemplo, resgatá-las de uma situação de vulnerabilidade social ou violência, dentre tantas outras mazelas recorrentes em nosso país. O conhecimento amplia os horizontes e pode garantir acesso a direitos e oportunidades que, infelizmente, não estão ao alcance de todos pela falta de igualdade social.   

  

Portanto, é fundamental que os direitos sejam garantidos a todas as pessoas, igualitariamente, como assegura a Constituição Federal em seus inúmeros artigos.  

  

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 

  

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:   

I — igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

  

Art. 208. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de:   

III — atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;  

  

A educação inclusiva é um direito garantido pela LeiBrasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

  

Confira também: Direitos fundamentais do aluno PcD na escola; a importância da educação para a sociedade.

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.