Novo ensino médio: saiba quais as mudanças vão ocorrer – parte II

Instituições de Ensino

Como foi dito na parte I do texto, o novo ensino médio, previsto pela Lei nº 13.415  e aprovado em 2017entra em vigor a partir de 2022 

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas nas escolas públicas e privadas não terão mais seu formato comum e individual. Elas serão separadas em áreas do conhecimento de maneira parecida ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São elas: 

 

  • linguagens e suas tecnologias; 
  • matemática e suas tecnologias; 
  • ciências da natureza e suas tecnologias; e 
  • ciências humanas e sociais aplicadas. 

 

As disciplinas atuais como: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia, continuarão no currículo, porém dentro das divisões citadas acima, sendo trabalhadas de forma diferente, de um modo mais aplicável na vida real. 

 

Porém, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, vão continuar sendo obrigatórias durante os três anos de ensino médio. 

 

Carga horária 

A carga horária irá passar de 800 para 1.000 horas anuais, chegando ao total de 3.000 horas somadas entre os três anos, até 2024. É estimado que cada ano letivo tenha 200 dias e em média cinco horas por dia. 

 

Segundo a lei, não há uma determinação para que o cumprimento da carga horária seja presencial ou à distância, mas permite que 30% do ensino médio seja noturno e 20% do diurno possa ser remotamente. 

 

As áreas que foram dividas devem ocupar 60% da grade no novo ensino médio, tendo limite de 1.800 horas por completo ao fim dos três anos, sem poder exceder. E os itinerários formativos devem ocupar os 40% restante, somando em 1.200 horas. 

 

Futuramente, a carga horária tem a previsão de crescer e atingir sete horas diárias, em um modelo de ensino integral. Porém não está previsto em lei um prazo para que essa mudança possa ser implantada. 

 

Esperamos ter lhe ajudado a conhecer as novas mudanças na educação com o novo ensino médio!  

Acesse a outros conteúdos da Fundação Mudes clicando aqui! 

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.