Novo ensino médio: saiba quais as mudanças vão ocorrer – parte II

Instituições de Ensino

novo ensino médio saiba quais as mudanças vão ocorrer
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como foi dito na parte I do texto, o novo ensino médio, previsto pela Lei nº 13.415  e aprovado em 2017entra em vigor a partir de 2022 

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas nas escolas públicas e privadas não terão mais seu formato comum e individual. Elas serão separadas em áreas do conhecimento de maneira parecida ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São elas: 

 

  • linguagens e suas tecnologias; 
  • matemática e suas tecnologias; 
  • ciências da natureza e suas tecnologias; e 
  • ciências humanas e sociais aplicadas. 

 

As disciplinas atuais como: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia, continuarão no currículo, porém dentro das divisões citadas acima, sendo trabalhadas de forma diferente, de um modo mais aplicável na vida real. 

 

Porém, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, vão continuar sendo obrigatórias durante os três anos de ensino médio. 

 

Carga horária 

A carga horária irá passar de 800 para 1.000 horas anuais, chegando ao total de 3.000 horas somadas entre os três anos, até 2024. É estimado que cada ano letivo tenha 200 dias e em média cinco horas por dia. 

 

Segundo a lei, não há uma determinação para que o cumprimento da carga horária seja presencial ou à distância, mas permite que 30% do ensino médio seja noturno e 20% do diurno possa ser remotamente. 

 

As áreas que foram dividas devem ocupar 60% da grade no novo ensino médio, tendo limite de 1.800 horas por completo ao fim dos três anos, sem poder exceder. E os itinerários formativos devem ocupar os 40% restante, somando em 1.200 horas. 

 

Futuramente, a carga horária tem a previsão de crescer e atingir sete horas diárias, em um modelo de ensino integral. Porém não está previsto em lei um prazo para que essa mudança possa ser implantada. 

 

Esperamos ter lhe ajudado a conhecer as novas mudanças na educação com o novo ensino médio!  

Acesse a outros conteúdos da Fundação Mudes clicando aqui! 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.