A tecnologia vem se inovando cada vez mais e para as marcas, empresas e instituições, ficar de fora dessa modernização do século XXI não é uma opção
Com a internet e os meios de comunicação evoluindo, o surgimento do marketing digital era inevitável.
O marketing digital surgiu por volta dos anos 2000, e é um conjunto de estratégias que servem para atrair novos cliente pelo meio digital e/ou online.
Outro ponto que faz o marketing digital ser tão importante atualmente, não só para a divulgação, é estreitar o relacionamento entre cliente e marca, que vem sendo uma das principais realizações dessa modalidade.
Quem nunca fez uma reclamação em uma rede social sobre algum produto ou empresa e ela entrou em contado logo depois? Essa prática vem mudando o cenário, visto que não é mais o cliente que vai atrás da empresa e sim a empresa que vai traz do cliente.
Mas o que isso tem a ver com o marketing digital para as instituições de ensino?
No caso das instituições de ensino o marketing digital veio aprimorar as formas de alcance e divulgação, auxiliando a compartilhar e vender novos cursos e atrair novos estudantes.
Dessa forma, não basta ter somente um site, é importante ter um plano de estratégias visto que isso aumenta as chances de mais pessoas conhecerem o trabalho da instituição.
Com isso é necessário que conheça o seu público alvo, quem são as pessoas que quer alcançar? Como irá atrair essas pessoas para o seu site? Como irá cativar esse potencial aluno para estudar na instituição? Essas e outras perguntas devem ser respondidas, para elaborar um bom marketing digital para a instituição de ensino.
Mas quais são as vantagens do marketing digital para a instituição?
São as vantagens de se investir em marketing digital:
Fazer com que a instituição de ensino se torne conhecida.
- Analisar resultados quais são os resultados obtidos pelas redes socias e sites estão tendo.
- Aumentar o relacionamento entre instituição e aluno, conectando-os.
- Ter resultados duradouros e contínuos.
Mas, como faço o marketing digital na minha instituição?
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Conheça seu público-alvo
Como dito acima, o primeiro passo de tudo é conhecer o seu público-alvo, para quem suas estratégias serão voltadas? Uma prática comum para auxiliar nesse processo é criar uma persona, ou seja, um personagem.
Por exemplo, para uma instituição de ensino, podem ser considerados como público-alvo os pais e os alunos.
Através dessa persona é que você terá uma imagem mais detalhada do estudante que procura, poderá entender suas experiências, qualidades, necessidades e seus gostos. Tendo isso estruturado, poderá saber para onde direcionar suas estratégias para atrair esse aluno. Se for preciso crie várias personas, afinal nem todos os estudantes são iguais.
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Crie conteúdos atrativos
A criação de conteúdos que irão atrair esse estudante é fundamental, agora que já foi criada a persona, os conteúdos deverão ser personalizados para esse público-alvo.
Conteúdos oferecidos gratuitamente podem despertar o interesse desses indivíduos, uma vez que ele conhece o trabalho da instituição e quais são seus ideais de ensino.
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Da compra até a matrícula
É importante traçar o caminho que esse público-alvo fará desde a sua entrada no site, com isso as estratégias devem ser direcionadas para esse acompanhamento.
É importante saber disponibilizar e direcionar os conteúdos e entender quais são as necessidades do público alvo.