logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

Marketing digital para as instituições de ensino

Canal Mudes

A tecnologia vem se inovando cada vez mais e para as marcas, empresas e instituições, ficar de fora dessa modernização do século XXI não é uma opção

 

Com a internet e os meios de comunicação evoluindo, o surgimento do marketing digital era inevitável.  

 

O marketing digital surgiu por volta dos anos 2000, e é um conjunto de estratégias que servem para atrair novos cliente pelo meio digital e/ou online. 

 

Outro ponto que faz o marketing digital ser tão importante atualmente, não só para a divulgação, é estreitar o relacionamento entre cliente e marca, que vem sendo uma das principais realizações dessa modalidade.  

 

Quem nunca fez uma reclamação em uma rede social sobre algum produto ou empresa e ela entrou em contado logo depois? Essa prática vem mudando o cenário, visto que não é mais o cliente que vai atrás da empresa e sim a empresa que vai traz do cliente.    

 

Mas o que isso tem a ver com o marketing digital para as instituições de ensino?  

 

No caso das instituições de ensino o marketing digital veio aprimorar as formas de alcance e divulgação, auxiliando a compartilhar e vender novos cursos e atrair novos estudantes. 

 

Dessa forma, não basta ter somente um site, é importante ter um plano de estratégias visto que isso aumenta as chances de mais pessoas conhecerem o trabalho da instituição.   

 

Com isso é necessário que conheça o seu público alvo, quem são as pessoas que quer alcançar? Como irá atrair essas pessoas para o seu site? Como irá cativar esse potencial aluno para estudar na instituição? Essas e outras perguntas devem ser respondidas, para elaborar um bom marketing digital para a instituição de ensino.  

 

Mas quais são as vantagens do marketing digital para a instituição? 

 

São as vantagens de se investir em marketing digital: 

 Fazer com que a instituição de ensino se torne conhecida.  

  • Analisar resultados quais são os resultados obtidos pelas redes socias e sites estão tendo.  
  • Aumentar o relacionamento entre instituição e aluno, conectando-os.  
  • Ter resultados duradouros e contínuos.  

 

Mas, como faço o marketing digital na minha instituição? 

 

  • Conheça seu público-alvo 

Como dito acima, o primeiro passo de tudo é conhecer o seu público-alvo, para quem suas estratégias serão voltadas? Uma prática comum para auxiliar nesse processo é criar uma persona, ou seja, um personagem. 

Por exemplo, para uma instituição de ensino, podem ser considerados como público-alvo os pais e os alunos.  

Através dessa persona é que você terá uma imagem mais detalhada do estudante que procura, poderá entender suas experiências, qualidades, necessidades e seus gostos. Tendo isso estruturado, poderá saber para onde direcionar suas estratégias para atrair esse aluno. Se for preciso crie várias personas, afinal nem todos os estudantes são iguais.  

 

  • Crie conteúdos atrativos  

A criação de conteúdos que irão atrair esse estudante é fundamental, agora que já foi criada a persona, os conteúdos deverão ser personalizados para esse público-alvo.  

Conteúdos oferecidos gratuitamente podem despertar o interesse desses indivíduos, uma vez que ele conhece o trabalho da instituição e quais são seus ideais de ensino.   

 

  • Da compra até a matrícula 

É importante traçar o caminho que esse público-alvo fará desde a sua entrada no site, com isso as estratégias devem ser direcionadas para esse acompanhamento.  

É importante saber disponibilizar e direcionar os conteúdos e entender quais são as necessidades do público alvo.

 

 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.