Quem somos

Informática Educativa: Como preparar os alunos para o mercado de trabalho

Instituições de Ensino

No Brasil, a adaptação do sistema educacional ao uso de computadores teve início no ano de 1975, quando seu uso começou a ser discutido na faculdade de física da Universidade de São Paulo, em São Carlos, mas foi somente em 1966 que o primeiro laboratório foi implantado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – a UFRJ.  

Com o passar dos anos a tecnologia evoluiu rapidamente e hoje já é possível encontrar núcleos de informática em mais de 80% das escolas públicas do país, segundo os dados do Ministério da Educação – MEC. 

O sistema, porém, ainda padece de trabalhadores especializados para o ensino dos estudantes, que acabam entendendo a disponibilização dos computadores como um passatempo. O resultado dessa dinâmica é desastroso: muitos jovens, ao dar início a vida profissional, não possuem conhecimento satisfatório das ferramentas básicas. 

Para ajudar a mudar essa realidade, A Fundação Mudes elaborou uma lista de programas que podem ser facilmente ensinados nas instituições e que contribuem, e muito, para a vida profissional dos estudantes. 

 

– DRIVE 

Nada mais é do que a famosa nuvem. Permite criar e editar diferentes programas de forma privada ou colaborativa. Salva documentos online através do endereço de e-mail do usuário. Muito utilizado pela segurança e praticidade, já que pode ser acessada através do computador e de outros dispositivos como celulares e tablets. É necessário estar conectado à internet. 

 

– EXCEL 

Se tornou primordial para o mercado de trabalho. O ensino dessa ferramenta se faz extremamente necessário devido à sua complexidade. Nela é possível criar tabelas para diferentes finalidades, das mais simples às mais elaboradas, permite operações matemáticas e oferece diversas ferramentas de edição.  

O programa também possui duas modalidades: com internet, dentro da ferramenta drive, e sem internet, através da instalação no computador. 

 

CURSO GRATUITO DE EXCEL 

 

– POWER POINT 

Ferramenta de apresentação. Permite o usuário criar slides (páginas) com textos, fotos e vídeos para apresentação interativa de trabalhos e projetos. Não depende de internet. 

 

– WORD 

Ferramenta de edição de texto. O Word (em inglês – “palavra”) é talvez a ferramenta mais utilizada, tanto no ambiente corporativo quanto no ensino superior. É exigida para redigir trabalhos exigem formato específico, como a monografia, que segue as normas da ABNT.  

O programa possui duas edições, dependente de internet, que fica dentro da ferramenta drive, e sem internet, através da instalação no computador. 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.