Quem somos

Importância da prática de esportes nas escolas

Canal Mudes

A prática de esportes propicia inúmeros benefícios ao desenvolvimento cognitivo, à coordenação motora e à socialização do discente. Não se pode esquecer, sobretudo, os impactos positivos à saúde. 

 

Realizar uma atividade física regular pode aumentar a imunidade e a resistência muscular. O esporte nas escolas tem papel fundamental no combate ao sedentarismo – um problema que se agrava cada vez mais entre crianças e adolescentes devido ao uso excessivo de celulares e computadores.  

  

Atividades físicas simples, como alongamentos, auxiliam na redução dos danos causados pelos erros posturais, além de serem meios para evitar este problema. 

 

Apesar de o futebol ser a “paixão nacional”, o handebol é o mais praticado nas escolas brasileiras, segundo a Confederação Brasileira de Handebol. O resultado é a formação de diversos atletas que relataram ter começado a praticar o esporte enquanto estavam na escola. 

 

A falta de investimento na prática de esportes nos colégios é um fato preocupante, pois revela que o país não tem a cultura de formar atletas nas escolas. 

 

O desenvolvimento esportivo não significa apenas uma boa colocação no quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos, mas sim utilizar o esporte como uma ferramenta para a formação de cidadãos. Para populações de baixa renda, o esporte é um dos principais caminhos de ascensão social – seja como atleta profissional ou universitário –, garantindo bolsas de estudo no Brasil e no exterior. 

 

A prática esportiva é caminho para uma vida saudável e para o desenvolvimento de muitos valores importantes na vida de um ser humano. 

 

O esporte possui um potencial enorme para socializar pessoas das mais diferentes classes, religiões e gêneros. Pela prática de qualquer esporte nas escolas, ou até mesmo na rua, as pessoas se relacionam, fortalecem amizades e criam vínculos. 

 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.