Impactos da inteligência artificial no ensino 

Instituições de Ensino

Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, surgem novas ferramentas que auxiliam os estudantes em sua vida acadêmica. 

  

O ChatGPT – chatbot de inteligência artificial, que escreve de forma humanizada, inclusive textos de redação –, é o ponto central de debates em escolas e universidades dos Estados Unidos por ser considerado um meio de os alunos “trapacearem” ao utilizar a tecnologia nos trabalhos escolares e acadêmicos.  

  

O ChatGPT é treinado para interagir com os usuários em forma de diálogo, sendo capaz de criar respostas para diversas perguntas. A ferramenta também permite reformular textos já produzidos. 

  

A grande discussão é que os alunos utilizam o mecanismo para plagiar trabalhos e não desenvolvem habilidades, pensamento crítico e resolução de problemas, que são peças-chave para a formação do estudante.  

  

Proibir pode não ser o caminho mais certo, pois a plataforma é acessível a todos. É necessário utilizar a inteligência artificial de forma ética e responsável, como uma grande aliada, tanto no meio acadêmico quanto profissional.

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.