Como a universidade pode ajudar o aluno a escolher sua área de especialização

Instituições de Ensino

Para o graduando chegar ao mercado de trabalho com noções específicas, é importante que seja definido o quanto antes, durante o período acadêmico, em qual área de atuação tem pretensão de se profissionalizar. 

A instituição de ensino superior pode auxiliar nesse processo visando o entendimento do aluno. O aumento da oferta de cursos de extensão pode aumentar as possibilidades da graduação. São cursos característicos de cada área e que ensinam em paralelo com o estudo universitário. São optativos e abordam temas que não são ofertados durante a graduação. 

Outra alternativa, é a criação de matérias específicas, com disciplinas eletivas adicionadas a grade curricular de cada curso, para aumentar as possibilidades sem custo adicional para o estudante. 

Pensando nisso, a Fundação Mudes conversou com Helena Baltasar, estagiária de Comunicação e Marketing, que contou sobre sua trajetória até definir sua área de atuação no mercado de trabalho: 

“O início da faculdade me mostrou diversas possibilidades dentro da comunicação, que são bem amplos e às vezes achava que não encontraria a minha área, que não estava ainda pronta para decidir qual caminho eu queria seguir.” 

Foi em 2020, no ano da pandemia, que Helena decidiu sua ocupação. Segundo a estudante, a Mudes entrou em sua vida logo no começo dessa descoberta, trazendo a experiência de escrever para os jovens e falar sobre educação. 

Até então, Helena não sabia em qual área gostaria de atuar, e a descoberta aconteceu através da criação de um blog para uma matéria da faculdade, no qual poderia optar qualquer tema. E foi por meio da observação do trabalho de sua irmã, professora, que ela decidiu escrever sobre a educação durante a pandemia. 

“Querer ser uma jornalista especializada em educação foi uma descoberta demorada e encantadora ao mesmo tempo”, disse Helena. 

As percepções trazidas por Helena, são dicas valiosas que demonstram para as Instituições parceiras sobre a necessidade da criação de cadeiras específicas direcionadas a futura atuação do graduando no mercado de trabalho. 

A Fundação Mudes espera contribuir com a renovação do olhar acadêmico das Instituições parceiras sobre o jovem no mercado de trabalho.  

Potencialize a experiência de aprendizado em sua instituição oferecendo uma educação de qualidade para seus alunos.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.