O Brasil é um dos países contemplados com a iniciativa Giga que pretende levar internet para todas as escolas no mundo, até 2030. Com isso, das 138.744 escolas que existem no país, 21,25% ainda não estão conectadas a internet.
Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Giga é um sistema de apoio para os governos, com intuito de levar internet para as escolas.
Já no Brasil, a iniciativa também integrou mais 12 países, sendo África do Sul, Barbados, Belize, Benin, Botsuana República Dominicana, Guiné Conacri, Mongólia, Namíbia, Trinidad e Tobago e Zimbábue.
Além de conectar as escolas, a função do Giga também é de mapear as escolas, fazer o planejamento da infraestrutura, monitorar a conectividade, entre outros. Diante disso, são quase 6 mil escolas conectadas, com a inclusão de mais países esse número pode chegar a 25 mil em 18 meses.
Os países cobertos pela Giga também estabeleceram comitês de direção de nível nacional, com o apoio de vários ministérios do governo.
Para a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, o objetivo também é de “capacitar os governos com as ferramentas e soluções de que precisam para alcançar a conectividade escolar universal”. Com o projeto de código aberto a conexão é barata e acessível para os governos.
Fonte: ONU News