Quem somos

Fundação Mudes lança o Grupo de Apoio Psicossocial (GAPIS)

Canal Mudes

A data foi escolhida em alusão ao Dia Internacional da Saúde Mental

 

Hoje (10/10), a Fundação Mudes inicia as atividades do Grupo de Apoio Psicossocial (GAPIS). O objetivo é elaborar ações de cunho psicossocial voltadas para jovens, inscritos ou não nos programas da instituição, e funcionários da Fundação, a fim de oferecer apoio jurídico e psicológico. 

 

O GAPIS se divide em duas frentes de atuação: 

 

Escritório de Apoio Psicossocial

Espaço destinado ao atendimento psicossocial de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade por meio do manejo clínico e da escuta ativa. A intenção é acolher os jovens e responder às demandas a partir da troca de conhecimento advinda das suas reais necessidades.  

 

Cuidar: Núcleo de Apoio Psicossocial aos Colaboradores da Fundação Mudes

Espaço voltado para a promoção do bem-estar e da saúde mental dos funcionários da instituição.  

Para efetivar seu propósito, serão apresentados temas que estimulem a reflexão sobre a educação emocional, relacionando-os com assuntos corriqueiros de ambientes profissionais e da vida cotidiana. O objetivo é contribuir com a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e favorável ao bom desempenho das atividades laborais. 

 

O psicólogo da Fundação Mudes, Patrick Botelho, integrante do GAPIS, explica o motivo de a instituição ter criado o setor. 

 

“Percebemos que a juventude brasileira enfrenta diversos desafios, sobretudo, por conta das infinitas desigualdades existentes no nosso país. Além disso, observamos o aumento no dia a dia de questões relacionadas com a saúde mental. É necessário construir ações que possibilitem a efetivação de espaços de escuta, como o Escritório de Apoio Psicossocial, por exemplo. Os jovens precisam falar sobre as suas questões e serem acolhidos para se desenvolverem de forma saudável.” — afirma Patrick. 

 

Para informações sobre os atendimentos, envie e-mail para: gapis@mudes.org.br.  

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.