Fevereiro Roxo: conheça os cuidados necessários após o diagnóstico de Alzheimer

Canal Mudes

A campanha Fevereiro Roxo visa conscientizar a população sobre o Alzheimer, lúpus e a fibromialgia. O objetivo é que estas doenças sejam identificadas ainda na fase inicial, e seus sintomas controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes. 

 

Nesta matéria, vamos falar sobre o Mal de Alzheimer. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo são acometidas pela doença. Estima-se que 1,2 milhão apenas no Brasil 

 

A patologia, que ainda não possui cura, é o tipo mais comum de demência – termo utilizado para caracterizar a perda ou redução gradual das capacidades cognitivas, podendo afetar a atenção, memória, percepção, o raciocínio e a linguagem. 

 

Conforme o Ministério da Saúde, o Alzheimer pode evoluir para vários estágios de forma lenta e inexorável. Estima-se que, a partir do diagnóstico, o tempo de vida de um paciente que vive com a doença oscila entre 8 e 10 anos. Os principais estágios são: 

 

  • Estágio 1 (inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais; 
  • Estágio 2 (moderado): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia; 
  • Estágio 3 (grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva; 
  • Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes. 

 

Sintomas 

O estágio inicial da doença é marcado pelo surgimento da perda de memória recente. Em seguida, com o avanço do Alzheimer, observa-se o agravamento dos sintomas, como: perda de memória remota (que reúne fatos mais antigos), assim como irritabilidade, falha na linguagem, dificuldade de se orientar no espaço e no tempo. 

 

A seguir, tomando como base o material elaborado pelo Ministério da Saúde, os principais sintomas do Mal de Alzheimer são: 

 

  • Falta de memória para acontecimentos recentes; 
  • Repetição da mesma pergunta várias vezes; 
  • Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos; 
  • Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas; 
  • Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
  • Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
  • Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento. 

 

É importante salientar que o diagnóstico de Alzheimer não é fator impeditivo para a realização de atividades que as pessoas estão acostumadas a fazer. Assim, são necessárias adaptações na rotina de modo a contribuir com o bem-estar e a segurança. 

 

Veja, a seguir, rotinas que poderão ser incluídas no dia a dia dos pacientes com Alzheimer: 

 

  • Realização de tratamento médico com neurologista. Tem-se a finalidade de retardar a evolução da doença e preservar as funções cognitivas. É aconselhado iniciar o tratamento nas fases mais precoces; 
  • Incluir a utilização de recursos, como bilhetes, ligações e despertadores para auxiliar a execução de tarefas diárias; 
  • Estimular a mente com leitura, músicas e jogos;
  • Estabelecer uma rotina com a inclusão de atividades físicas, viagens e passeios.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.