Velho aos 30 anos?

Estudantes

O etarismo, muito presente nas empresas, é o preconceito que acontece devido à idade. Pesquisa divulgada por um site de vagas aponta que profissionais a partir dos 30 anos são considerados “velhos” no ambiente de trabalho.   

  

Segundo o levantamento, 24% dos colaboradores entre 30 e 39 anos já sofreram algum tipo de discriminação por conta da idade. Foram ouvidos 6,2 mil candidatos que usam o site de busca por emprego.    

  

Os profissionais de 40 a 49 anos representam 56%, isto é, a maior porcentagem na pesquisa de pessoas que já passaram pela mesma situação.  

  

Além disso, foram analisados os comentários preconceituosos mais falados no ambiente corporativo. Em primeiro lugar, 48% dos profissionais mais velhos relataram ter ouvido que “esse público tem dificuldade com a tecnologia”.   

  

36% dos entrevistados ouviram que “profissionais mais experientes não estão dispostos a aprender novas habilidades”. Outros 32% escutaram que “não são produtivos como as pessoas mais jovens”. 

  

Curiosamente, profissionais com idades entre 50 e 59 anos representaram apenas 18% daqueles que presenciaram etarismo no trabalho. Quem tem 60 ou mais respondeu por 2%. 

  

Foi analisado, ainda, o período no qual estavam quando sofreram etarismo: 30% quando eram estagiários, assistentes, auxiliares e nível júnior; 31% profissionais de nível pleno; sênior somam 17%.   

  

Fonte: EXAME 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.