Uso obrigatório de máscara a partir do dia 23 aprenda como fazer a sua

Candidatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A prefeitura do Rio publicou o decreto nº 47.375 que torna o uso de máscaras obrigatório durante a pandemia de COVID-19. O decreto começa a valer no dia 23 de abril, 5 dias após sua publicação.

O decreto também tornou obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos ou privados que levem passageiros. Consta nono texto que o item deverá ser utilizado, inclusive, em bens públicos. São considerados como bens públicos, de acordo com o texto: lagoas, rios, mares, estradas, ruas e praças.

Vale lembrar que mesmo com o uso da máscara é indispensável as demais ações pessoais para combater a disseminação do novo coronavírus: lavar sempre as mãos com água e sabão, usar álcool gel para limpeza constante das mãos, manter distância de pelo menos 1,5m de outras pessoas e só sair de casa quando indispensável.

Como fazer a máscara caseira

O Ministério da Saúde lançou um manual ensinando duas maneiras de criar a máscara caseira. Confira o passo a passo abaixo.

Com uma camiseta:

1. Corte a peça de roupa utilizando como base as marcações indicadas na figura abaixo

(Fonte: Mask4all/SAÚDE é Vital)

2. Pegue um alfinete e ponha no meio da parte inferior (como na imagem) para segurar as duas faces do tecido cortado

3. Coloque um papel entre as camadas

4. Amarre a alça superior ao redor do rosto por cima das orelhas

5. Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça

Com um pedaço de tecido:

Aqui, vale recorrer a um pano comum feito de algodão, tricoline ou TNT.

1. Faça um molde em papel de forma de 21 centímetro de altura e 34 centímetros de largura. O tecido precisa ter um tamanho que cubra a boca e o nariz.

2. Dobre o pano ao menos uma vez no meio para que ela tenha duas faces.

3. Prenda e costure um elástico nas extremidades.

Como higienizar a mascara 

As recomendações do Ministério da Saúde são claras: é preciso trocar a máscara quando ela ficar úmida e lavá-la todos os dias. O infectologista explica a forma correta.

A higienização dessas máscaras deve ser em uma solução com água sanitária em uma proporção de 10 ml (mais ou menos uma colher de sobremesa) para meio-litro de água”, explica. O ideal é deixá-la entre 10 a 20 minutos na solução.

Depois de seca, você pode usar essa máscara novamente, mas é importante destacar que só esse tipo de máscara que pode ser lavada e reutilizada.

 

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.