O que é a WEB 3.0?

Notícias

Chamada de a “nova fase da internet”, promete trazer um ambiente virtual mais inovador e transformador para os usuários da rede.   

  

A Web 3.0 trará uma nova realidade para o mundo digital, visando dar mais segurança aos usuários. A premissa é a descentralização dos dados dos usuários (que antes ficavam com as empresas), que ficarão com os proprietários destes dados. 

  

O que isso significa?   

Os dados não ficarão centralizados em uma única empresa, como o Google e a Amazon. A “nova web” aspira trazer mais segurança aos usuários com relação às suas informações, além de poder tornar mais real a experiência com o mundo digital.   

  

O blockchain (ferramenta criada para o universo do Bitcoin, moeda digital) garante a segurança financeira das transações e o armazenamento das informações nos sites criados em seus bancos de dados. A plataforma terá um papel essencial para a descentralização e segurança dos dados dos usuários. 

  

Com isso, a Web 3.0 trará mudanças na forma que os usuários se relacionam com as máquinas e os computadores, tornando-os mais inteligentes, capazes de entender o que é preciso fazer sem, necessariamente, digitar algo ou dar qualquer comando. Assim, é possível que futuros problemas sejam solucionados pelos algoritmos antes mesmo de acontecerem.

 

Outro ponto que merece destaque é que a segurança dos dados compartilhados deve aumentar, inviabilizando o monitoramento digital das atividades dos usuários pelas grandes empresas da tecnologia. Isso significa que, ao fazer uma pesquisa sobre qualquer tema, não aparecerão anúncios insistentes relacionados em todas as outras páginas que entrar.  

  

As famosas NFTs ou os Tokens não Fungíveis também fazem parte deste novo universo de realidade virtual. Uma pessoa pode obter propriedade sobre itens virtuais, como obras de arte, jogos, memes, músicas, gifs entre outros.    

  

O ambiente virtual quer se expandir com o chamado metaverso, que consiste na realidade virtual aumentada, em que os usuários poderão estar nas plataformas digitais. Além disso, não será preciso se preocupar com a capacidade de armazenamento de dados nas máquinas, tudo será transferido para a Nuvem.

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.