Nova identidade e novo passaporte

Notícias

Governo Federal anunciou medidas que trazem mais segurança e tecnologia aos documentos  

 

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá o seu modelo atual substituído por uma nova versão, mais moderna e segura. O anúncio do novo documento ocorreu em fevereiro, mas a padronização terá início a partir do dia 4 de agosto em estados, como Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.  

 

A nova carteira de identidade foi desenvolvida para unificar possíveis números de registro que existam nos estados. Mais moderna e tecnológica, em cada modelo da nova CIN constará um QR Code que pode ser facilmente scaneado por qualquer dispositivo apto, por exemplo, um smartphone. Segundo o Governo Federal, essa medida evita falsificação e furto do documento.   

 

Além da versão impressa, a CIN também será emitida em formato digital, podendo ser obtida por meio do aplicativo GOV.BR.  A validação dos dados do cidadão para a emissão do documento físico também será feita na plataforma.  

 

“A nova carteira de identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessária a apresentação do passaporte.”, informou o Governo Federal.

 

O passaporte brasileiro também passará por mudanças. Além da nova representação da bandeira do Brasil na capa, o corpo do documento vai apresentar 13 ilustrações diferentes, em marca d’água, que representam a flora e a fauna dos principais biomas do país, medida com tecnologia antifraude.   

 

Segundo o governo, o novo passaporte será produzido pela Casa da Moeda a partir de setembro.   

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.