Júnior, pleno e sênior: conheça as suas diferenças e saiba como projetar a sua carreira

Estudantes

As nomenclaturas denominam o grau de experiência e maturidade que um profissional tem em determinada área.  

  

O mercado de trabalho está em constate mudança. Com isso, é preciso que o profissional tenha em mente a necessidade de estabelecer um plano de carreira e saber até onde quer e pode ir dentro da sua área de atuação. É importante traçar objetivos e fazer metas, a fim de alcançar o tão desejado cargo.   

  

Sendo assim, os níveis júnior, pleno e sênior são muito comuns no mundo do trabalho para descrever esses cargos. Cada profissional pode ter um grau diferente na área que atua. Dessa forma, é preciso saber diferenciar o que essas palavras representam.   

  

Júnior   

Acabou de se formar, ou seja, de sair da faculdade. Ainda precisa de auxílio para a tomada de decisão, pois ainda está em processo de aprendizagem e conhecimento dentro da sua área.   

  

Pleno   

O profissional de nível pleno já é capaz de realizar trabalhos complexos, mas precisa de autorização do(a) gestor(a) para a tomada de decisão. Possui mais maturidade e conhecimento dentro da área que atua.   

  

Sênior   

No nível sênior, o profissional já apresenta grau elevado de experiência na sua área de atuação e não precisa que outro profissional lhe guie, sendo capaz de tomar decisões por conta própria. Pode executar tarefas maiores e complexas com base na maturidade e no conhecimento que ele teve ao longo da carreira. Além de poder assumir o papel de líder.   

  

Cada nível apresenta diferentes etapas de conhecimento e aprendizagem. O salário também difere, visto que significa um momento específico na carreira.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.