Já ouviu falar em “estado de flow”?

Estudantes

O termo “estado de flow” foi criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi em seu livro “Flow: The Psychology of Optimal Experience”, publicado em 1990. 

  

O estado de flow é descrito como um estado mental no qual a pessoa está totalmente imersa em uma atividade, sentindo-se totalmente envolvida e focada nela, perdendo a noção do tempo e espaço.  

  

Isso significa que a pessoa não está nem entediada, nem sobrecarregada, mas está em um estado ideal de desafio e habilidade, o que leva a uma sensação de satisfação e realização.  

  

O estado de flow é caracterizado por concentração intensa, clareza de objetivos, feedback imediato, sensação de controle, perda da noção de tempo e ação autônoma. Essa experiência frequentemente associada a atividades criativas, como pintura, escrita, música e dança, mas também pode ser experimentada em outras atividades, como esportes, videogames ou até mesmo trabalhar em um projeto desafiador no trabalho.  

  

Essa característica tem sido estudada, sendo considerada um estado altamente desejável para alcançar o sucesso e a felicidade em muitas áreas da vida. A pesquisa mostrou que o estado de flow pode melhorar o desempenho, a criatividade, a motivação, a satisfação no trabalho e a saúde mental.  

  

Para atingir o estado de flow, é importante encontrar atividades que desafiem suas habilidades e ofereçam feedback imediato. Também é útil se concentrar na tarefa em questão e evitar distrações, como telefones celulares ou outras interrupções. Quanto mais você pratica uma atividade, mais fácil ela se torna.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.