Ikigai: autoconhecimento para escolher uma carreira

Estudantes

O termo “ikigai” em japonês pode ser interpretado como “viver a vida em harmonia” 

 

“iki” significa vida e “gai” significa razão, a junção dos termos simboliza encontrar o seu propósito na vida, equilibrando seus objetivos e aptidões. A técnica milenar é utilizada até hoje por ser considerada uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento.  

 

Ela consiste em montar uma mandala com os objetivos e características daquele que se propôs a experimentar tal sabedoria, encontrando assim um intercessor em comum, o caminho ideal a ser seguido. Porém essa técnica não se limita ao ensinamento de vida, ela pode auxiliar jovens a decidir qual a carreira seguir, equilibrando sucesso profissional e satisfação pessoal. Veja como fazer: 

 

A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem, e ao centro, a interseção fica localizado o ikigai: 

 

  • O que amo fazer; 

 

  • O que posso fazer bem; 

 

  • O que posso ser pago para fazer; e 

 

  • O que o mundo precisa. 

 

*reprodução napratica.org.br 

 

Como preencher segundo o Ikigai: 

 

1- O que eu amo? 

No primeiro círculo escreva suas paixões e coisas que gosta de fazer, como um hobby por exemplo. 

 

2 – O que eu faço bem? 

 No segundo círculo escreva as tarefas as quais você se sobressai, os seus pontos fortes. 

 

3 – O que eu gostaria de ser pago para fazer? 

No terceiro círculo escreva as profissões que você está disposto a exercer, mas que estejam alinhadas com os outros dois tópicos preenchidos anteriormente. 

 

4 – Qual o problema do mundo? 

 Antes de preencher o quarto círculo, reflita sobre o legado que gostaria de deixar no mundo. Ajudar as pessoas? Os animais? O meio ambiente? O que você pode fazer para melhorar o seu entorno? 

 

ATENÇÃO: Como se trata de uma ferramenta de autoconhecimento é fundamental que a pessoa seja totalmente honesta na hora de montar a mandala. Não existem respostas certas ou erradas. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e acompanhe nossos posts. 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.