O termo “ikigai” em japonês pode ser interpretado como “viver a vida em harmonia”
“iki” significa vida e “gai” significa razão, a junção dos termos simboliza encontrar o seu propósito na vida, equilibrando seus objetivos e aptidões. A técnica milenar é utilizada até hoje por ser considerada uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento.
Ela consiste em montar uma mandala com os objetivos e características daquele que se propôs a experimentar tal sabedoria, encontrando assim um intercessor em comum, o caminho ideal a ser seguido. Porém essa técnica não se limita ao ensinamento de vida, ela pode auxiliar jovens a decidir qual a carreira seguir, equilibrando sucesso profissional e satisfação pessoal. Veja como fazer:
A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem, e ao centro, a interseção fica localizado o ikigai:
- O que amo fazer;
- O que posso fazer bem;
- O que posso ser pago para fazer; e
- O que o mundo precisa.
*reprodução napratica.org.br
Como preencher segundo o Ikigai:
1- O que eu amo?
No primeiro círculo escreva suas paixões e coisas que gosta de fazer, como um hobby por exemplo.
2 – O que eu faço bem?
No segundo círculo escreva as tarefas as quais você se sobressai, os seus pontos fortes.
3 – O que eu gostaria de ser pago para fazer?
No terceiro círculo escreva as profissões que você está disposto a exercer, mas que estejam alinhadas com os outros dois tópicos preenchidos anteriormente.
4 – Qual o problema do mundo?
Antes de preencher o quarto círculo, reflita sobre o legado que gostaria de deixar no mundo. Ajudar as pessoas? Os animais? O meio ambiente? O que você pode fazer para melhorar o seu entorno?
ATENÇÃO: Como se trata de uma ferramenta de autoconhecimento é fundamental que a pessoa seja totalmente honesta na hora de montar a mandala. Não existem respostas certas ou erradas.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e acompanhe nossos posts.