Quem somos

Hoje é o dia de celebrar o futuro da nação

Canal Mudes

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto em alusão ao Decreto Imperial de Dom Pedro l (Lei de 11 de agosto de 1827), que instituiu o primeiro curso superior no país – “Curso de Sciencias Jurídicas e Sociais”, ministrado em Olinda e São Paulo

  

A data também tem outro marco muito significativo: em 11 de agosto de 1937, foi criada a União Nacional de Estudantes (UNE), que tinha como objetivo proteger os direitos e deveres dos estudantes. 

  

Direito à educação

  O estudo transforma vidas, e a educação é um direito social assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos.  

  

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

  

Logo nos artigos iniciais do Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito à educação e profissionalização figuram taxativamente com prioritários. 

  

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 

  

Além dos artigos que versam sobre o assunto, o ECA dedicou um capítulo para o direito à educação – Capítulo IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) –, com o objetivo de propor diretivas que proporcionem o pleno desenvolvimento do indivíduo como pessoa, cidadão e profissional. 

  

Além dos acontecimentos históricos que constituem o 11 de Agosto, a data celebra a esperança na construção de uma sociedade mais justa, ética e sólida, visto que os estudantes representam o futuro da nação.

 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.  

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.