Fundação Mudes lança associação para ex-estagiários 

Canal Mudes

Segundo a legislação federal (Lei nº 11.788, de  25 de setembro de 2008), “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”  

 

Dentro desses regramentos fundamentais, a Fundação Mudes inscreveu-se como instituição de integração, promovendo a associação do aluno e de sua instituição de ensino com a empresa que aceita recebê-lo durante o período contratado. Em seu trabalho, são observadas as especiais condições para o exercício do respectivo estágio, sempre condicionado ao projeto pedagógico do curso, integrado ao itinerário formativo do educando.  

 

Como ente integrador, a Fundação Mudes cumpre, conforme especifica a Lei, cinco pontos básicos: identificar oportunidades de estágio; ajustar suas condições de realização;fazer o acompanhamento administrativo; encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais e cadastrar os estudantes.  

 

A Fundação Mudes procura sempre aperfeiçoar essa integração, apoiando o estagiáriopara, se necessário, estruturar seu curriculum vitae, orientá-lo a respeito do comportamento social na empresa onde atuará e orientá-lo em direção a novas ações colaborativas, como o empreendedorismo endógeno, de modo a ampliar positivamente suas relações de trabalho.  

 

A graduação fornece a base da formação. O estágio permite a prática, uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento profissional, pois o estudante consegue visualizar as áreas de atuação ou especialização, assim como conhece as rotinas da sua área e faz networking. 

 

Para as empresas, o benefício se dá em função da troca de conhecimento entre os estagiários e os demais funcionários, intercâmbio de ideias, engajamento e sede de conhecimento. A empresa, como forma de reconhecimento, pode efetivar os estagiários que se destacarem, o que é positivo, visto que já estão integrados à cultura organizacional. 

 

Nossa expertise nos permite conduzir processos seletivos mais assertivos e também orientar as empresas sobre a legislação de estágio vigente e sua aplicação. Como fundação, temos um olhar social mais amplo sobre a relevância do Programa de Estágio para a inserção de jovens no mundo do trabalho, bem como sobre o impacto positivo para estudantes, suas famílias e a sociedade como um todo. 

 

Em mais de cinco décadas de história, a Fundação Mudes beneficiou, em seus vários programas e atividades, pouco mais de dez milhões de jovens. Entre estes, perto de 600 mil foram nossos estagiários. Hoje, boa parte deles ocupa posições importantes no mundo do trabalho, quer seja na Administração Pública ou em corporações particulares. 

 

Para esse grande exército que hoje se orgulha em declarar que “fui estagiário da Mudes”, estamos criando a Associação dos Ex-Estagiários da Fundação Mudes, que será mais uma entidade plantada no terreno da cidadania. Terá todo o apoio da Fundação, mas com vida própria e objetivos determinados por seus sócios-fundadores.  

 

Se você foi estagiário da Mudes, comunique já a sua adesão e amplie sua história com um título de sócio-fundador. As vantagens? Você mesmo poderá criá-las e desenvolvê-las!  

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.