logo da fundação mudes

Quem somos

Estudante

Estagiário: Saiba como se capacitar em Engenharia

Estudantes

Olá futuro engenheiro! Saiba que já deu um enorme passo na escolha de qual graduação fazer, agora vamos saber um pouco mais sobre ela 

 

Muitas pessoas não sabem exatamente o que os engenheiros fazem, sabe-se que é uma profissão bem técnica, mas as possibilidades da área vão muito além de um conjunto de métodos e procedimentos. Existem, no Brasil, cerca de 34 cursos de especialização em diversas áreas da engenharia. 

 

E mesmo com a abrangência de atividades para aperfeiçoamento, há uma característica comum a todos os cursos de engenharia: a capacidade de criar soluções práticas para problemas reais utilizando conhecimentos científicos, criatividade, cálculo e preparo técnico. Não é à toa que um engenheiro leva cerca de cinco anos para ser um profissional graduado em busca de uma especialização.  

 

Você quer ser um engenheiro? Saiba que não existe um perfil exato para se tornar um profissional da área, mas há algumas características específicas abrangentes a todos os estudantes de engenharia, como por exemplo: o estudo da matemática e da física. Essas duas matérias são presentes durante todo o curso, e você precisará conviver com os cálculos durante toda a vida profissional. 

 

A habilidade da comunicação assertiva com pessoas é um ponto positivo nessa carreira, isso porque muitos engenheiros coordenam equipes durante a realização de um projeto, por exemplo. Além disso, a liderança, o espírito de trabalho em equipe e a criatividade são qualidades essenciais a esse profissional, pois em muitos momentos passará por situações adversas, e encontrar uma solução prática e eficiente para resolução, será de grande valia. 

 

Ter o conhecimento de diferentes idiomas também é um diferencial, principalmente o Inglês e o Espanhol, visto que muitos livros e manuais de engenharia são escritos em versões estrangeiras. Dentre as áreas da engenharia com maior procura de cursos e mais ofertas de trabalho estão: engenharia civil, engenharia da computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia eletrônica e engenharia mecânica. 

 

Curtiu este conteúdo? Clique aqui e acompanhe nossos posts! 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.