Quem somos

Diferenças entre estudo ativo e estudo passivo

Canal Mudes

Você sabia que as diferentes formas de estudar podem ser classificadas entre ativas e passivas?

  

O estudo passivo é aquele que a gente já conhece, o da sala de aula (ou o da videoaula). Ele ocorre quando o estudante só recebe as informações transmitidas por um professor. Mas a gente sabe que só assistir à aula não garante o entendimento da matéria, né?! Por isso, o estudo passivo pode te ajudar.  

  

No estudo ativo, o aluno é a peça principal para garantir o entendimento completo da matéria. Existem algumas técnicas que podem te ajudar a garantir a nota máxima nas provas.  

  

RESUMOS  

Fazer resumos da matéria que você está estudando pode te ajudar a entender. Escrever à mão todo o conteúdo que você acabou ler, auxilia a fixar o assunto na mente.  

  

DINÂMICAS   

Estudar com os amigos e fazer trabalho em grupo demanda esforço e raciocínio. Por isso, essa técnica pode ser uma aliada na hora dos estudos.  

  

PRÁTICA  

Faça exercícios relativos à matéria que você está estudando. Analisar seus erros e acertos ajudam a perceber qual parte do conteúdo você precisa focar e dedicar mais a sua atenção.   

  

ENSINAR  

Apesar de ser um pouco contraditório, explicar a matéria para outra pessoa te ajuda a entender melhor. Isso porque, você precisa ter o entendimento completo do assunto, e esse fator pode servir como motivação para se aprimorar. 

 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.