logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

Dicas para estudar melhor

Canal Mudes

Estudar é a atividade que acompanha uma pessoa até o resto de sua vida. Desde as primeiras turmas na escolinha até os cursos de especialização, aprendemos conteúdos novos quase diariamente, e lembrar de tudo isso é um desafio e tanto!  

 

Com a evolução da tecnologia e o uso constante de computadores e smartphones, as relações com os estudos se transformaram, fazendo com que os estudantes tenham cada vez menos foco. Com a chegada da pandemia esse cenário só se intensificou. As restrições de proximidade levaram a sala de aula para o virtual, tornando a atividade de estudar ainda mais complicada.  Por isso separamos algumas dicas que podem ajudar você a se concentrar e absorver melhor os conteúdos! 

 

  • Crie uma rotina  

Separe um tempo, todos os dias, para se dedicar exclusivamente aos estudos por pelo menos duas horas. Esse método permite mais controle sobre seus afazeres e não precisará se preocupar com outras coisas. 

 

  • Técnica Pomodoro 

Desenvolvida na Itália em meados de 1980 por Francesco Cirillo, na época estudante,  que sentia a necessidade de aumentar sua concentração e melhorar seu desempenho nos estudos, quando surgiu a ideia de utilizar um temporizador de cozinha em formato de tomate (que em italiano significa pomodoro) para gerenciar o tempo de dedicação exclusiva a uma determinada atividade. O relógio, que tinha o tempo limite de 25 minutos, passou a ser utilizado frequentemente pelo italiano que percebeu uma melhoria em seu rendimento.  

A técnica então, consiste em separar 25 minutos para dedicação total a uma determinada atividade, tendo após esse período, um intervalo de 5 minutos de descontração, fazendo uma pausa mais longa após 4 ciclos. 

 

  • Dê preferência aos impressos 

Apesar de os dispositivos eletrônicos serem uma ótima ferramenta, e atualmente quase indispensável na hora de estudar, dê preferência às ferramentas impressas. Ler e escrever o conteúdo continua sendo uma atividade mais eficaz na hora de compreender a matéria. 

 

  • Mapas mentais

Os mapas mentais são caminhos os quais percorremos a partir de uma ideia central. Correlacione o conteúdo com outros tópicos ou com sua vida pessoal, favorecendo sua memória. 

 

  • Grupos de estudos 

Estudar em grupo, na companhia dos amigos, é melhor do que sozinho. Organize pequenos grupos de pessoas que estejam interessadas no mesmo assunto. Explicar o conteúdo a um colega e tirar dúvidas com outros é uma troca extremamente enriquecedora. Só não podem se esquecer de que a finalidade é estudar, ein?! 

 

 

Curtiu as dicas?  Então clique aqui e descubra os seus pontos fortes e fracos!

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.