Parte 1
O que são soft skills?
As soft skills são habilidades interpessoais de um profissional que incluem aspectos ligados à sua personalidade e até mesmo ao seu temperamento. Habilidades que cada pessoa poderá desenvolver internamente, como por exemplo, a liderança, mas que também podem ser ampliadas através de uma boa comunicação.
Na tradução literal do inglês, a expressão quer dizer “habilidades suaves”, mas aplicada ao mundo corporativo, significa habilidades profissionais e pessoais, aptidões emocionais ou gerenciais, isto é, pouco mensuráveis visivelmente.
Para saber mais sobre as habilidades soft skills, quais são elas e como desenvolvê-las, confira abaixo as informações compartilhadas pela tutora de Desenvolvimento Humano da Fundação Mudes, Luana Seixas.
Quais são as principais soft skills?
- Criatividade
A criatividade está em alta! Muitas empresas tiverem que repensar sua forma de atuar e de se manter no mercado. Por isso, profissionais criativos e dispostos a trazer inovação estão sendo mais procurados no mercado. Pensar fora do status quo (e até fora da curva), e apresentar soluções diferentes para problemas antigos, mesmo fora dos padrões usuais, é bastante recomendável.
- Flexibilidade e resiliência
Assim como a criatividade, a crise sanitária enfrentada, nos últimos tempos, acentuou ainda mais a necessidade de profissionais resilientes e flexíveis. E essas habilidades estão relacionadas à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições positivas.
- Proatividade
Sabe quando alguém pede por algum voluntário para exercer alguma atividade, ajudar em alguma tarefa ou solucionar algum problema? Seja o primeiro a levantar a mão! Mostre sua capacidade de arregaçar as mangas, avaliar cenários e encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade. A proatividade também está em alta; e ser um profissional proativo faz a diferença no mercado de trabalho.
- Comunicação
Essa habilitada é de extrema importância. Afinal, dialogar com colegas de trabalho promove a otimização das atividades, evita conflitos, resolve divergências e elimina ruídos que prejudicam a realização de tarefas.
- Liderança
Essa soft skill é bem interessante, porque é bastante inerente ao indivíduo que a possui. Quando se tem um líder em algum espaço, ele é percebido de longe e nem precisa apresentar-se verbalmente como tal: é fácil perceber o seu lugar de destaque. A liderança é a capacidade de inspirar colaboradores e motivar equipes a entregar resultados, saber quando servir de exemplo, quando delegar tarefas e como cobrar desempenho, sem constranger o time.
- Trabalho em equipe
Um trabalho feito por dois pode ser mais proveitoso do que feito por um, certo? O trabalho em equipe é a essencial habilidade de cooperar com colegas em grupos compostos por diversas pessoas, com sua contribuição individual para o interesse coletivo.
- Ética no trabalho
Tenha comprometimento com as regras da empresa e com o senso comum de respeito e conceitos morais no ambiente de trabalho. Qual é a sua postura em ações que é são bem aceitas pelo grupo social ou pela empresa na, qual você quer atuar? O que seu comportamento diz sobre você?
- Pensamento crítico
Desenvolva a capacidade de questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos, mas com sabedoria e respeito.
- Inteligência Emocional
Todos os indivíduos que buscam inserção no mercado de trabalho, precisam de inteligência emocional, a fim de alcançar metas e objetivos que definiram para sua vida profissional. Essa é uma habilidade que aparece na entrevista de emprego, na prova de um concurso público, ao se lidar com imprevistos no trabalho, ao gerenciar pessoas e em várias outras situações rotineiras no ambiente corporativo.
Como desenvolver as habilidades de soft skills?
O comportamento humano não é imutável, por isso as soft skills podem ser desenvolvidas. Veja três dicas para auxiliar nesse processo:
- Autoconhecimento: perceba as habilidades que você precisa desenvolver;
- Administre suas emoções: não deixe que o nervosismo e a timidez dominem e/ou paralisem você;
- Faça uma autoavaliação constante: acompanhe o seu desenvolvimento e aquilo que você ainda pode e precisa melhorar;
- Pratique: A melhor forma de desenvolver soft skills é por meio da ação. Seja o primeiro a levantar a mão, pratique a comunicação clara e eficaz, procure desenvolver trabalhos em equipe, dentre outras formas de levar essas habilidades para o plano da atividade produtiva.
Sigua nossas dicas e boa sorte!