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Como montar um currículo PcD?

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Um bom currículo é aquele que está sempre atualizado, com as informações pessoais e formação que seja relevante para área específica. A elaboração de um currículo para pessoa com deficiência não é muito diferente.     

   

O currículo é o principal documento e a porta de entrada para quem está procurando emprego. É por ele que os recrutadores conhecerão um pouco do candidato e terão a certeza de que ele é qualificado para participar do processo seletivo.  

   

É fundamental que não se minta ou omita informações. O candidato não precisa ter receio de colocar no currículo que é PcD, pelo contrário, deve deixar claro a sua deficiência e quais são as suas necessidades de acessibilidade. Reserve um parágrafo no currículo para incluir estas informações. 

   

Na hora de elaborar o currículo, não tem muito mistério. É necessário que se inclua algumas informações a mais. Primeiro, inicie com informações básicas, como dados, formação, experiência e objetivos. Algumas dicas podem te ajudar neste processo:   

   

  • Preencha os dados pessoais atuais (nome, endereço, telefone, e-mail etc.). Evite colocar números de documentos, como, RG, CPF, Certificado de Reservista, entre outros;    

   

  • Esteja atento aos erros de português. Revise o currículo em busca de inconsistências gramaticais;  

   

  •  Nos objetivos profissionais, é necessário ser direto e objetivo. Qual área deseja atuar e por quê?  

   

  • Para as experiências profissionais, é importante ser breve e direto. Coloque os lugares mais recentes que já trabalhou e o que fez. Caso seja o primeiro emprego e não tenha experiência, seja sincero e deixe isso claro no currículo.    

   

  • Na formação acadêmica, coloque a escolaridade e as instituições nas quais se formou (fundamental, médio, superior, técnico), os cursos que já tenha feito (informática, idiomas, programação etc.) e as habilidades. Atenção: mencione apenas o que estiver relacionado com a vaga desejada;    

   

  • Ao final do currículo, deixe um espaço reservado para colocar informações sobre sua condição de PcD (laudos médicos ou INSS, o Código Internacional de Doenças – CID), bem como o grau da deficiência. Informe sobre a necessidade de acessibilidade (por exemplo: braile, acompanhantes, rampas de acesso, elevadores, cão guia, entre outros).   

   

Com as informações corretas e o currículo atualizado, o candidato poderá chamar a atenção dos recrutadores, aumentando as chances de participar de processos seletivos e concorrer a vagas de emprego PcD.

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