logo da fundação mudes

Sou Estudante

Quem somos

Como estudar português

Canal Mudes

 Você sabia que 8 a cada 10 estudantes são reprovados no processo seletivo de programas de estágio e jovem aprendiz por erros de português?  

Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que acompanhou 60mil candidatos às vagas de jovem aprendiz e estágio, 83,5% deles foram reprovados durante o processo seletivo devido a erros de português. Em 2019, essa mesma pesquisa avaliou a taxa em 50%.  

 

Para te ajudar a melhorar essa estatística, trouxemos algumas dicas para estudar a língua portuguesa. Confira:  

 

Leia em voz alta 

Ler é uma atividade fundamental para quem quer melhorar sua habilidade na língua portuguesa pois essa atividade te coloca em contato com diferentes regras gramaticais aplicadas em um único lugar. Para te ajudar a entender o conteúdo, ler em voz alta pode ser a melhor e a mais simples das soluções.

 

Use a internet a seu favor  

A internet é uma ótima ferramenta para os estudantes. Está com dúvida como se escreve uma palavra? Recorra o Google e veja a explicação em sites confiáveis.

 

Ative o corretor ortográfico  

Não tem tempo de pesquisar? Acione o corretor ortográfico! Ele vai te apontar sempre que uma palavra for escrita da forma incorreta ou apenas corrigi-la.

 

Use e abuse da gramática 

Transitivo? Antonomásia? Catacrese? A língua portuguesa é cheia de palavras e definições com nomes diferentes, por isso, é preciso estudar gramática é mais do que fundamental.

 

Escreva  

Depois da teoria é hora da prática. Faça textos e redações. O treino leva a perfeição! 

 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.