Quem somos

Como criar um plano de estudos

Canal Mudes

O ano letivo começou e a volta às aulas já é uma realidade. Para muitos estudantes, 2022 será o ano de revisão de todo o conteúdo ensinado durante a pandemia, e para não se perder no meio de tanta matéria, separamos algumas dicas para ajudar a montar um cronograma de estudos

 

O que é um cronograma de estudos? 

Cronograma ou plano de estudos é fundamental para um bom aproveitamento dos conteúdos programáticos ensinados pelas escolas e faculdades, ele é quem vai guiar o estudante na hora de estudar, e principalmente, trazer melhorias como foco, memória, motivação, organização, produtividade e ajuda a desenvolver habilidades como gestão de tempo. 

Como criar um plano de estudos 

1- Crie uma rotina 

Separar um tempo do dia para se dedicar exclusivamente aos estudos é fundamental, pois evita distrações com outros afazeres, além de ajudar na organização por ter uma hora exata para dar início aos trabalhos e uma hora limite que evita a sobrecarga. Separe pelo menos duas horas por dia para os estudos. 

 

2- Tenha um ambiente de estudos 

Separe um ambiente de sua casa para ser o cantinho dos estudos. Dê preferência a lugares arejados e com boa luminosidade, faça dele um lugar fixo, o qual possa estudar diariamente. Mantenha distância de aparelhos e móveis que podem oferecer distração ou conforto excessivo, como sofás, camas e televisão.  

 

3- Olhe as datas 

Geralmente no primeiro dia de aula é apresentado ao estudante o calendário de aulas e provas da instituição. Uma vez que tenha sua rotina pré estabelecida, monte o seu próprio cronograma com as datas importantes, os dias específicos no qual estará disposto a estudar determinada matéria, tempo para realizar os “trabalhos de casa” e quanto tempo precisaria revisar o conteúdo antes das avaliações.  

 

4- Métodos 

Faça uma análise sobre qual método de estudos funciona melhor e trabalhe a partir disso. Ler? Escrever? Fazer resumos? Entenda como estudar melhor e aplique essas formas. 

 

5- Descanse 

Estudar muitas horas seguidas pode atrapalhar o rendimento, o ideal é estabelecer alguns minutos de intervalo durante os momentos de concentração. Ao fim do dia, tente relaxar com atividades que propiciam bem-estar como assistir séries, sair com os amigos, ir à academia etc.  

 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.