Quem somos

A importância da educação financeira nas escolas

Canal Mudes

A educação financeira é um tema pouco explorado tanto no âmbito familiar quanto nas escolas. Colocar este assunto tão relevante em pauta é mais do que necessário, pois lidamos diariamente com dinheiro. Quanto mais cedo o jovem aprender a administrar as suas finanças de maneira consciente, menor será o risco de tomar atitudes equivocadas, que possam impactar negativamente o seu futuro, mas também o de sua família. 

 

Com o advento dos bancos digitais, a oferta de crédito se elevou, somando-se à já oferecida pelas instituições bancárias ou financeiras tradicionais. Essa facilidade nem sempre será aliada se não houver um planejamento sobre o uso prudente do dinheiro. Em grande parte, pela ausência de educação financeira – que poderia ser aprendida na escola e reforçada na família –, os jovens acabam se endividando e colocando de lado sonhos e projetos, que poderiam ser realizados se não fosse o uso desordenado do dinheiro. 

 

Ter acesso a informações relevantes sobre planejamento financeiro desde jovem cria a cultura do investimento, de pensar no futuro, guardar parte do que ganha e não gastar tudo com despesas desnecessárias. 

 

Com organização e planejamento é possível traçar metas e pensar no futuro de maneira mais clara e tranquila, ou até mesmo fazer uma viagem, comprar algo que deseje tanto. Enfim, é pelo planejamento financeiro que as “portas vão se abrindo” com mais facilidade. 

 

Existem diversos cursos que podem te auxiliar caso precise de ajuda para aprender. Clique na parte de “dicas” em nosso blog e veja algumas opções. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.