Quem somos

12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude

Canal Mudes

Celebrado anualmente no dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude tem como objetivo conscientizar, elaborar e levantar questões importantes para o futuro dos jovens na sociedade

  

A data foi criada em decorrência da Resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada pelo Governo de Lisboa (Portugal), entre os dias 8 e 12 de agosto de 1998. Entretanto, foi somente em 1999 que o dia foi aprovado e oficializado pela Assembleia Geral da ONU  

  

O ano de 2010 foi reconhecido pela ONU como o “Ano Internacional da Juventude” após uma série de debates sobre o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”.   

  

Por que a data é importante?

O Dia Internacional da Juventude visa dar protagonismo aos jovens que serão o futuro da sociedade. A data pretende estimular o debate sobre temas que dão visibilidade aos reais desafios enfrentados no dia a dia da juventude. 

  

Com isso, a ONU lança todos os anos um assunto sobre políticas públicas – como saúde, educação, mercado de trabalho, meio ambiente, entre outros –, para ser abordado pelo público jovem, a fim de contribuir, desenvolver e promover transformações na juventude mundial. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

 

Compartilhe esse artigo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.