Endomarketing como ferramenta de engajamento dos colaboradores

Empresas

O endomarketing pode ser uma ferramenta muito útil para as empesas que sabem como usar para engajar os colaboradores.  

 

Mas, você sabe o que é o endomarketing?  

A definição é designada ao conjunto de ações da área de marketing e de recursos humanos voltadas aos funcionários, para terem uma boa visão e comunicação da empresa em que trabalham.  

 

Com o endomarketing é possível fazer com que o cliente interno, ou seja, o colaborador se sinta parte da empresa mediante um relacionamento saudável. Essa prática também ajuda a reter talentos, fazendo com que o colaborador se mantenha fiel à empresa ou marca.  

 

Para isso acontecer são necessárias ações eficazes de endomarketing dentro do ambiente corporativo, são elas:  

 

 

  • Treinamentos  

As empresas devem ficar atentas para o treinamento de novos colaboradores. Essa prática é essencial, uma vez que será através dela que os colaboradores poderão conhecer mais sobre a empresa, seus valores, objetivos e metas. Também é uma ótima oportunidade para conhecer a rotina dentro da empresa. 

 

  • Comunicação interna 

Estabelecer uma boa comunicação interna entre os colaboradores é fundamental. Algumas ferramentas são muito utilizadas no auxílio desse processo, tais como: e-mail, intranet, rede social corporativa, mural de comunicados, newsletter, entre outras.  

 

  • Eventos voltados para o colaborador  

 

Os eventos corporativos podem ser uma forma da empresa fazer com que os colaboradores confraternizem e se conheçam. Além disso, podem dividir as suas experiências. Esse método pode ter diferentes objetivos, como: integração, capacitação, planejamento, reuniões e outros.  

 

  • Valorização do colaborador  

 

A valorização é um importante papel dentro das organizações. Os colaboradores que se sentem felizes e motivados são muito mais produtivos durante o trabalho. Com isso, ações simples como dizer um “obrigado” até uma simples conversa positiva com a equipe, podem levantar a autoestima das pessoas.  

 

Dessa forma, podemos perceber que para uma empresa ter sucesso é preciso que antes olhe para o seu ambiente internamente. Os funcionários são uma parte da organização que precisam se sentir bem e engajados com o trabalho.  

 

Leia também: Estratégias para melhorar a comunicação interna na empresa 

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