Estagiários e aprendizes podem aderir home office? Veja como gerenciar a equipe

Empresas

A disseminação do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, está impondo novas relações de trabalho, que buscam evitar maior número de contágios na população. Uma das alternativas adotadas pelas empresas é o home office,  ou “trabalho remoto”, porém, para alguns gestores, organizar um regime de trabalho nessa modalidade pode ser um desafio. A seguir, confira as principais dicas sobre como gerenciar seus funcionários à distância, além de como prepará-los para lidar com a nova rotina de trabalho.

1. Verifique se há estrutura necessária para o trabalho remoto. Caso não haja, providencie

Depois de estabelecer quais colaboradores vão atuar no regime de home office, é preciso consultá-los sobre as condições para o trabalho remoto.

Para que eles possam desempenhar todas as suas atividades, assim como fariam no ambiente de trabalho, é preciso que tenham à sua disposição todas as ferramentas da empresa, de acordo com a sua atuação. Isso vale para equipamentos, softwares e outros meios importantes, como celular, computador, papéis e tintas para impressão, por exemplo.

Se o funcionário não contar com os recursos fundamentais para trabalhar de casa, a empresa deve fornecer as condições necessárias, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ambos também devem fazer acordo sobre quem arcará com os custos extras de infraestrutura, como luz, telefone e internet.

2. Diga quais são as suas expectativas

Deixe claro o que você espera de seus funcionários durante o período de home office. Crie regras de trabalho de acordo com a realidade de sua equipe, pensando sempre em uma rotina que seja produtiva para todos. Organize o planejamento e a execução do trabalho, envie um encaminhamento das tarefas a serem cumpridas e faça alinhamento contínuo das metas e entregas.

Existem várias ferramentas na internet que funcionam no gerenciamento de projetos e monitoram o uso do tempo, com recursos como planilhas que são alteradas de acordo com o progresso das atividades.

3. Mantenha comunicação constante com a sua equipe

Hoje, a tecnologia ajuda bastante a manter a comunicação remota de maneira bastante prática. Para manter o foco, o ideal é estabelecer quantas e quais ferramentas usadas para o contato, pois existem desde aplicativos de mensagens, e-mail e telefone até videoconferência. Por meio desses recursos, será possível tirar eventuais dúvidas, fazer reuniões e acompanhar o trabalho do funcionário.

Mostre que você ainda está perto da equipe: para não gerar dúvidas e ter um time de confiança, compartilhe decisões da empresa com todos. Além disso, alinhe as expectativas sobre tempo de resposta – por exemplo, que o funcionário responda os e-mails em até meia-hora após o contato.

4. Combine a jornada de trabalho

Se o funcionário estava submetido anteriormente a cumprir uma jornada de trabalho, é possível continuar cobrando o cumprimento do horário, mesmo no esquema de home office.

Algumas opções para fazer esse controle são:  comunicar o início e o término das atividades por meio de reuniões virtuais ou do envio de e-mails e de mensagens, usando aplicativos como o WhatsApp. É possível também solicitar o preenchimento de planilhas ou de programas de jornada de trabalho eletrônicos.

Esse controle tem como base as informações dadas pelo colaborador e, por isso, está firmado na relação de confiança existente nas relações de trabalho.

5. Verifique a produtividade e o cumprimento das metas

Depois de definir atividades, prazos e prioridades, é preciso avaliar a produtividade e a entrega de resultados dos funcionários, medindo seu impacto dentro da empresa. Para que o esquema de home office funcione, lembre-se de cuidar para que esses colaboradores estejam motivados a trabalhar e conquistar seus objetivos. Sempre que necessário, faça reuniões de alinhamento para ajustar mudanças na dinâmica de trabalho.

BÔNUS. Estagiários e aprendizes podem fazer home office?

Sim, podem. A nota técnica divulgada pelo Ministério Público do Trabalho, no dia 18 de março, recomendou a interrupção das atividades presenciais de estágio e programa de aprendizagem, substituindo por atividades remotas, desde que a empresa assegure a seus estagiários e aprendizes a adequada estrutura de tecnologia de informação e de supervisão das tarefas, com o cumprimento da carga horária e das funções previstas no contrato.

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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