Conheça as soft skills em alta no mundo do trabalho em 2023

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Diferentemente das hard skills — aprendizado concreto, quantificável e técnico, tudo o que foi estudado ao longo da jornada de formação profissional —, as soft skills não precisam de diplomas ou certificados, entretanto, estão sendo cada vez mais procuradas e valorizadas tanto pelos profissionais quanto pelas empresas. 

 

Estas habilidades e competências são interpessoais, ou seja, subjetivas, e são relativas ao comportamento humano e à forma como a pessoa se relaciona com o mundo ao seu redor. 

 

Um bom exemplo de soft skill, tão almejada pelos recrutadores, é a inteligência emocional, isto é, a capacidade de lidar satisfatoriamente com as próprias emoções, sem impulsividade e de maneira racional. 

 

Todavia, no universo das soft skills, há uma série de habilidades comportamentais que, pela subjetividade, são de difícil mensuração, como: empatia, boa comunicação, pensamento crítico, positividade, tomada de decisão etc. 

 

Alinhar estas competências peculiares de cada colaborador com os objetivos e a cultura organizacional é um desafio para a equipe de Recursos Humanos. O mesmo ocorre quando se trabalha em uma equipe com perfis diferentes. Por isso, as empresas prezam cada vez mais pela análise comportamental nos processos seletivos, justamente, para garantir a unidade no time e entender como lidar com as particularidades de cada profissional. O objetivo é prevenir conflitos, promover o engajamento e bom relacionamento entre os funcionários. 

 

Listamos dez soft skills em alta para você projetar sua carreira em 2023: 

  1. Inteligência emocionalfacilidade de reconhecer e lidar com os sentimentos e as emoções. Ajuda a ressignificar frustrações e estabelecer uma comunicação adequadamente;
  2. Ética — comprometimento com as regras da empresa e com o senso comum de respeito e moralidade no ambiente de trabalho;
  3. Empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro e entender, respeitosamente, seu posicionamento sobre diversos temas e formas de trabalho. Facilita conexões entre todos da equipe;
  4. Comunicação — saber se expressar, ouvir, expor seus pontos de vista, entender o próximo e se manter alinhado ao trabalho;
  5. Liderança — capacidade de inspirar e motivar equipes, servindo como exemplo;
  6. Flexibilidade e resiliência — adaptar-se diante das mudanças de cenários, aprendendo com as experiências difíceis e lições;
  7. Trabalho em equipehabilidade de cooperar com colegas em prol do coletivo;
  8. Criatividade — inovar, pensar “fora da caixa” e propor soluções diferentes para problemas antigos;
  9. Proatividade — “arregaçar as mangas”, analisar e viabilizar formas de resolver questões que impactam negativamente a produtividade;
  10. Pensamento crítico — com bom senso e sabedoria, questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos.

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