Como combater o capacitismo no ambiente de trabalho

Empresas

Capacitismo é o preconceito e a violência contra pessoas com deficiência. Em nossa sociedade, atitudes capacitistas são estruturais e precisam ser combatidas todos os dias 

 

Vamos listar abaixo algumas medidas importantes para combater esse tipo de preconceito no ambiente de trabalho: 

 

Oferecer conhecimento: 

Uma forma de combate ao preconceito é levar conhecimento da causa para as pessoas, portanto, palestras, treinamentos ou workshops para sensibilizar e estimular o sentimento de empatia são importantes para desenvolver o respeito as diferenças. 

 

Evitar protecionismo: 

Protecionismo exagerado também é uma forma de capacitismo. Pessoas com deficiência são totalmente capazes de realizas suas atividades no trabalho, desde que sejam oferecidas as condições necessárias para tal. 

Para isso, garanta um alinhamento sobre as expectativas da empresa e as responsabilidades do funcionário, como rotina, tarefas, metas, etc.  

 

Expressões capacitistas: 

É importante se atentar na comunicação e nas expressões utilizadas no dia a dia. O capacitismo se expressa de diversas formas durante as nossas falas:

 

“Ela tem necessidades especiais” 

Forma de infantilizá-las, colocando-as numa posição de inferioridade e incapacidade. 

 

“Que mancada” 

Termo para se referir a um erro ou a algo ruim que uma outra pessoa faça. 

 

 

Pra finalizar, planeje um plano de carreira para a pessoa com deficiência, que esteja conectado com suas necessidades e desafios. Adapte o local para que o ambiente seja acessível e inclusivo. 

 

 

Solicite sua proposta junto a Fundação Mudes!

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.