A era do salário emocional: dinheiro continua sendo fundamental, mas não é suficiente

Empresas

A busca pelo bem-estar emocional é um dos pilares para atrair, reter e engajar os colaboradores 

 

Já ouviu falar em salário emocional? 

São recompensas não financeiras relacionadas com o trabalho, isto é, benefícios intangíveis que podem aumentar a satisfação e retenção do profissional na empresa. 

 

O salário emocional melhora o engajamento das equipes, diminui o turnover e as demissões voluntárias, eleva a produtividade e incrementa os ganhos da empresa. De acordo com dados do Instituto Gallup, o salário emocional representa um aumento de 23% nos lucros da organização. 

 

A percepção destes valores emocionais por parte do profissional é subjetiva e varia conforme a cultura organizacional e como o colaborador é tratado pela empresa. Ambiente respeitoso, autonomia, horários flexíveis, oportunidade de crescimento pessoal e profissional, reconhecimento e treinamentos são alguns dos benefícios não mensuráveis que compõem o salário emocional. 

 

“Tirando o salário, seu emprego está valendo a pena?” 

A empresa de recrutamento Robert Half realizou, em outubro de 2022, uma pesquisa com 800 profissionais sobre quais são as prioridades na carreira. O estudo evidenciou que 70% dos gestores e 66% dos liderados consideram condição primordial trabalhar em um ambiente psicologicamente seguro, que apoia e acolhe.  

 

Esta nova visão foi impulsionada pela pandemia da Covid-19, momento em que as pessoas passaram a refletir sobre qual é o papel do trabalho em sua vida e quais são as motivações para se manter nele. Ainda que o salário seja compatível com as funções, e até mesmo no caso de promoção, a partir de um certo momento, se a empresa não focar no bem-estar dos funcionários, o engajamento e a satisfação duram pouco tempo, não aumentam na proporção dos ganhos. 

 

É fundamental investir em ações que melhorem o relacionamento entre empresa e colaborador, promovam comunicação clara e assertiva, bem como ofereçam condições favoráveis ao desempenho profissional.

Transforme o seu processo de recrutamento de forma revolucionária.

Construa uma equipe inclusiva e diversificada! Calcule suas cotas de jovens aprendizes e pessoas com deficiência de forma fácil e eficiente.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

WhatsApp: (21) 3094-1181

E-mail: relacionamento@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.