logo da fundação mudes

Sou Estudante

Empresas

5 Dicas para contratação em massa

Empresas

Saiba quais são os segredos na hora de contratar muitos colaboradores ao mesmo tempo para sua empresa 

 

A contratação em massa é um grande desafio para o setor de Recursos Humanos, pois se trata de um processo seletivo para muitas vagas e com início no mesmo período. Pode não parecer, mas este tipo de recrutamento e seleção torna o processo muito mais cansativo e com risco de falhas, por mais que as vagas sejam iguais. 

A Fundação Mudes está acostumada a fazer esse tipo de seleção, por isso selecionamos 5 dicas de contratação em massa para  te ajudar:  

 

Tenha bem definido o objetivo da contratação (quantas pessoas serão contratadas?), e também todos os requisitos de cada vaga oferecida, data de início, etc; 

Lembre-se: planejamento é tudo. Então crie um plano de contratação, defina tudo o que precisa ser levado em consideração durante o processo, tenha um cronograma estabelecido e siga-o. Isso vai te ajudar a não se perder durante a seleção e a saber avaliar o resultado do recrutamento, ou seja, se alcançou o objetivo definido e o que pode ser melhorado para a próxima contratação em massa.  

 

Verifique se o seu banco de candidatos e os locais de busca disponíveis poderão atender a demanda de vagas; 

Saiba que você não pode iniciar o processo seletivo com o número de candidatos igual a quantidade de vagas ofertadas. Por isso, você precisa ter acesso a um banco de candidatos ou outros fornecedores, como a Mudes por exemplo, para te enviar candidatos compatíveis com os perfis das vagas em aberto. Esses dados precisam estar atualizados e disponíveis para garantir a agilidade do processo. 

 

Busque novas opções automatizadas para triagem dos currículos, testes de conhecimento e entrevistas online; 

Um processo de recrutamento e seleção em massa requer muita atenção, organização e fluidez. As etapas precisam acontecer com atenção para reduzir os erros nas contratações, as atividades devem estar organizadas para que nada seja perdido e os prazos precisam ser cumpridos. Para que o profissional de RH consiga realizar todo o processo e finalizar com sucesso, é muito importante que alguns fluxos sejam automatizados.  

 

Defina os principais requisitos para selecionar os candidatos e aplique o People Analytics 

Você fez o plano de contratação, definiu os bancos de candidatos que irá utilizar e automatizou algumas etapas do processo? Então agora você precisa destacar quais são os principais requisitos dos candidatos que são mais relevantes para a empresa e começar a aplicar o People Analytics, ou seja, comece a fazer o cruzamento dessas informações para identificar os padrões e tendências sobre as pessoas pré-selecionadas. Isso vai te ajudar na tomada de decisão para seleção do perfil definido pela empresa no plano de contratação e no acompanhamento desses colaboradores, uma vez contratados. 

 

Tenha um plano de integração para que todos recebam as mesmas informações sobre as diretrizes da empresa. 

Apesar de ser uma contratação em massa, com pessoas que têm basicamente formações, experiências profissionais e expectativas parecidas, não podemos acreditar que todos terão as mesmas diretrizes comportamentais, e por mais que conheçam a empresa, não saberão os detalhes organizacionais. Então, reúna todos os novos colaboradores selecionados e os insira no universo da empresa. 

 

Gostou das dicas?  Solicite uma proposta e compartilhe com sua rede social. 

Aproveite o período e solicite a abertura de novas vagas para a sua empresa.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149/98669-0848

WhatsApp: (21) 3094-1149

E-mail: comercial@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.