Quem somos

Dia nacional da pessoa cega

Canal Mudes

O Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é comemorado anualmente em 13 de dezembro

 

Essa data foi instituída em julho de 1961 pelo presidente Jânio Quadros, através do decreto Nº 51.045, e tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação com os portadores de deficiência visual. 

 

A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou apenas parcial da visão. Esse problema, que pode ser congênito ou adquirido, e representa para muitos, uma grande limitação. Entretanto, diversas técnicas de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho permitiram que a deficiência visual se tornasse apenas um pequeno detalhe diante da capacidade de seus portadores. 

 

É fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar quase todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza. Estudar e trabalhar, não são empecilhos e inclusive elas devem ser encorajadas a realizar essas atividades. 

 

Uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantissem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema Braille. 

 

Saiba mais sobre o sistema Braille! 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.