Dia Nacional da Consciência Negra

Canal Mudes

A importância deste dia é a reflexão sobre a posição do negro na atual sociedade 

 

Zumbi dos Palmares se tornou um dos maiores símbolos de luta e resistência contra a escravidão. A data 20 de novembro é marcada por ter sido o dia da morte do líder negro que lutou contra a escravidão no Nordeste.  

 

As gerações que vieram após a época da escravidão sofreram e ainda seguem sofrendo com as desigualdades e preconceitos. Em diversas áreas, o negro se tornou excluído da sociedade, educação e consequentemente do mercado de trabalho. Através de muita luta contra a discriminação e desigualdade, aos poucos o negro foi encontrando lugar nas profissões, porém ainda em um número pequeno. 

  

As consequências de um país estruturado a partir dessa desigualdade social podem ser expressadas em pesquisas, por exemplo. A Pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça do IBGE em 2019, apontou que 56% da população brasileira  é formada por pretos e pardos, que possuem os piores índices de renda, moradia, escolaridade e serviços.  

 

Por isso foi necessário a representação da população negra com um dia para lembrar desta manifestação, pois é uma luta constante que os negros realizam para terem direitos iguais aos brancos no Brasil. 

 

A Fundação Mudes em mais de seus 50 anos de existência, atua para que essa desigualdade seja combatida. Promovendo integração dos jovens de baixa renda no mundo do trabalho por meio de programas de estágios remunerados, programas de aprendizagem e de trainee, além da realização de atividades e projetos sociais para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso aos nossos posts! 

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.