05 de dezembro: Dia Nacional da Acessibilidade

Canal Mudes

A Lei nº 10.098, regulamentada no início do ano 2000, foi a primeira totalmente voltada à acessibilidade 

 

O objetivo do Dia Nacional da Acessibilidade é quebrar paradigmas urbanos, arquitetônicos, nos transportes públicos e na comunicação. A missão é garantir a autonomia das pessoas com deficiência e gerar oportunidades para todos. Por isso, no próximo domingo (5), é celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade. 

 

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o termo acessibilidade é definido como: 

 

“A possibilidade e condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos buscando um desenho universal”

 

Acessibilidade digital é um assunto já discutido anteriormente em nossa plataforma. Cabe aqui destacar a relevância do tema como forma de fomentar o uso e a prática de conteúdos acessíveis para todos os públicos nos canais de comunicação, em âmbito online ou offline. 

 

Rampas, piso tátil e barras de apoio! Quando pensamos em acessibilidade, os aspectos arquitetônicos são os primeiros em que pensamos. No entanto, a condição que garante o acesso sem barreiras a ambientes, serviços e informações para qualquer pessoa, vai muito além disso. Envolve estratégias de comunicação e até mesmo a forma como nos portamos. 

 

A Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Social – Mudes – trabalha arduamente há 55 anos para promover o desenvolvimento socioeconômico da sociedade brasileira a partir da integração de jovens, sobretudo baixa renda, ao mundo do trabalho através dos programas Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee. Trazemos uma marca superior a um milhão de alunos atendidos e mais de cinco mil instituições conveniadas. Nosso objetivo é expandir cada vez mais para que possamos atingir o maior número possível de adolescentes, e assim, contribuir com a diminuição da desigualdade que insiste em pairar sobre nosso país. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.