Plug-ins para aumentar a acessibilidade PCD

Estudantes

A inclusão digital faz parte da Lei de acessibilidade e tem o objetivo de diminuir os obstáculos que impedem a equiparação de atividades que todos podemos realizar, nesse caso, o acesso à informação online ao público PCD

 

O avanço da tecnologia deve ser utilizado como ferramenta para facilitar a comunicação entre todos os indivíduos, reduzindo as limitações que acabam excluindo algum grupo, nesse caso em sites, blogs e redes sociais. 

 

Ter um site acessível aumenta as chances de ser visto por mais pessoas. o Google, por exemplo, já leva em consideração se o site é funcional e acessível, assim melhorando seu ranqueamento. 

 

Hoje existem inúmeras ferramentas que podem facilitar o acesso à informação por pessoas com deficiência. Confira algumas: 

 

Avaliador de movimento web para todos 

Compara um site com outros e o classifica em nível de acessibilidade. Desse modo, você consegue saber qual o nível de acessibilidade determinada página online oferece. 

 

Ases

Avalia a acessibilidade em sites por meio de uma simulação, exibindo o resultado por porcentagem. É voltado para os desenvolvedores de sites. 

 

Alguns dos softwares e ferramentas para auxiliar na acessibilidade de páginas digitais: 

 

VoiceOver

Interpreta cada conteúdo da tela e narra em áudio; 

 

Xulia

Comanda a página da web a partir do seu comando de voz, focado em ajudar pessoas que tem deficiência física nos membros superiores; 

 

Essential Acessibily 

O usuário pode controlar o computador com movimentos do rosto, leitor de página, comando de voz, imagem e teclado na tela; 

 

Torpedo Rybená e Player Rybená

É um serviço que recebe e também envia mensagens de textos em libras. Os usuários com deficiência auditiva podem se comunicar através de imagens e também visualizar mensagens, além disso, esse sistema auxilia os ouvintes que pretendem se comunicar com os surdos. Para fazer isso, o ouvinte digita um texto e a ferramenta traduz tudo para libras. Já o Player Rybená atua convertendo qualquer página ou texto que esteja em português para libras. 

 

Esses são exemplos de ferramentas, além de outros recursos, como: colocar descrição nas imagens, trocar as cores do site para pessoas com daltonismo, destacar os links e permitir a ampliação dos textos. 

 

O Brasil ainda caminha a passos lentos quando o assunto é acessibilidade digital. Para se ter uma ideia, menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis. 85% dos brasileiros navegam na web diariamente, e no Brasil, 24% da população tem alguma deficiência segundo o IBGE. Além das pessoas idosas, analfabetas e quem tem dificuldade em lidar com a tecnologia da internet. 

 

Clique aqui e acompanhe nossos posts. 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.