O Dia Mundial da Saúde Mental acontece no dia 10 de outubro e foi instituída pela Federação Mundial da Saúde Menta, em 1992.
A data traz um alerta sobre a importância de se falar cada vez mais sobre a saúde mental e promover o debate para conscientização do tema que ainda é considerado um tabu.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, no Brasil. Estima-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais no mundo.
A OMS chama a atenção para os sintomas de alerta para possíveis doenças mentais, como alteração do sono, alimentação, nas relações, nas atividades escolares.
Esteja atento aos sinais:
– Se está sempre ansioso;
– Humor alterado;
– Afastamentos social;
– Esquecimento;
– Mudança de comportamento.
São doenças mentais: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, demência, esquizofrenia, entre outros.
Apesar disso, a falta de informação e até mesmo a vergonha de falar sobre o assunto faz com que o atendimento profissional não chegue a todas as pessoas.
O combate ao preconceito e ao estigma sobre o assunto é de suma importância, assim como garantir que se tenham programas de saúde mental que atendam a todos. Se consultar com um profissional de saúde é fundamental para diagnóstico e melhor tratamento.
Leita também: SETEMBRO AMARELO – “Se precisar, peça ajuda!”