No dia 25 de novembro acontece o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Instituído pela Resolução 52/134 da ONU, tem como objetivo fazer um alerta e conscientizar a sociedade mundial sobre a importância de se ter políticas de combate à violência contra mulher.
A discriminação de gênero é uma questão que perpetua no mundo todo tendo uma sociedade machista e a falta e direitos iguais para as mulheres como fatores principais.
Essas são pautas que cada vez mais devem ser discutidas sendo fundamental a viabilização de ações que possam coibir esse comportamento que por séculos permaneceu enraizado na sociedade.
A cultura da violência pode se manifestar de várias formas, sendo elas: sexual, física, patrimonial e psicológica.
Não se cale!
Para denunciar violência doméstica e buscar ajuda à vítima, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher (180). A ligação é gratuita, e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A central registra e encaminha as denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes; fornece informações sobre os direitos da mulher (locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso), dentre outros serviços.
Em caso de agressão, registre a ocorrência, preferencialmente, nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAM) ou pela central de atendimento 197. A ligação é gratuita.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (CEAM) atende às mulheres em situação de violência e oferece apoio psicossocial e jurídico. Para informações, entre em contato com os números: 2517-2726/98555-2151 (WhatsApp).