Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Canal Mudes

Em 24 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data visa conscientizar a sociedade sobre a relevância da promoção de oportunidades de emprego e qualificação para os jovens.

  

Para viabilizar a inserção do jovem no mundo do trabalho, a Fundação Mudes oferece os programas de estágio e de aprendizagem (Juventude Aprendiz). Ambos conduzem adolescentes e jovens rumo à primeira experiência profissional. 

  

A Lei de Estágio, em seu artigo 1º, define que: 

  

Art. 1º. Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

  

Já a Lei de Aprendizagem conceitua, em seu artigo 426, que: 

  

Art. 428. Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. 

  

Por intermédio de programas capazes de iniciar os jovens na vida profissional, é possível mudar a realidade de muitos deles, sobretudo, os em vulnerabilidade socioeconômica.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.