Dia do Trabalhador

Canal Mudes

O feriado do Dia do Trabalhador é celebrado em 1º de maio, tendo como objetivo dar visibilidade às conquistas e lutas dos trabalhadores ao longo do tempo.   

  

A data surgiu após uma greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estado Unidos, em 1º de maio de 1886, que tinha como principal motivo a reivindicação de melhores condições de trabalho, como: diminuição da jornada de 13 horas para 8 horas, o aumento de salários e férias.   

  

Esse fato deu origem a muitas outras manifestações em prol da causa. Com isso, mudanças foram realizadas e direitos conquistados por meio de leis que disciplinam as relações trabalhistas. 

  

No Brasil, em 1º de maio de 1943, foi instituída a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelo Decreto-Lei nº 5.452. A legislação é um conjunto de regras que estabelece e normatiza as relações individuais e coletivas de trabalho.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.