DEZEMBRO VERMELHO – campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e a outras infecções sexualmente transmissíveis

Canal Mudes

Dezembro é o mês da prevenção as infecções sexualmente transmissíveis, instituído no Brasil pela Lei nº 13.504/2017. O seu objetivo é de conscientizar a sociedade sobre as transmissões do HIV, Aids e outras ISTs.  

 

A infecção acontece pela transmissão de vírus ou bactérias, por meio do ato sexual sem proteção (camisinha), de pessoas que estejam infectadas. O objetivo da campanha é evidencias os direitos, proteção e assistência dessas pessoas.  

 

Devido as ações do Ministério da Saúde para a disponibilização de tratamento e medicamentos, 92% das pessoas que vivem com a doença já alcançaram o estágio de indetectável e não transmite mais a infecção, no Brasil.  

 

O Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza gratuitamente atendimento, diagnóstico e tratamento. As pessoas que convivem com a infecção precisam ser acompanhadas por um profissional da saúde, uma vez que o quadro clínico pode levar a complicações e até a morte.  

 

São alguns tipos de infecções:  

– Herpes genital; 

– Cancro mole (cancroide); 

– HPV; 

– Doença Inflamatória Pélvica (DIP); 

– Donovanose; 

– Gonorreia e infecção por Clamídia; 

– Linfo granuloma venéreo (LGV); 

– Sífilis; 

– Infecção pelo HTLV; 

– Tricomoníase. 

 

É importante ficar atento ao seu corpo durante a higiene pessoal, pois pode auxiliar na identificação da infecção no estágio inicial. Os sintomas que podem causar feridas, corrimentos, verrugas genitais, dor, ardência ao urinar. Contudo, algumas IST’s não apresentam sintomas. 

 

Desse modo, mesmo que não apresente nenhum desses sinais e tenha uma vida sexual ativa é necessário procurar o serviço de saúde para ficar com os exames em dia. Lembre-se também de conversar com seu parceiro ou parceira em caso de alguma alteração nos exames.  

 

Fonte: Ministério da Saúde 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.