Dezembro Laranja: a pele exige mais cuidados no verão

Canal Mudes

Com a chegada do verão (21/12) e o aumento da exposição ao sol, eleva-se também o risco de queimaduras, problemas dermatológicos e câncer de pele. Portanto, nesta época, na qual a radiação solar incide com mais intensidade na Terra, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, dentre eles: aumento da ingestão de água, hidratação da pele e uso de fotoproteção. 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil (33% dos cânceres). Estima-se que, por ano, são registrados mais de 185 mil novos casos. 

 

Para falar sobre Dezembro Laranja, câncer de pele e dicas de prevenção, entrevistamos a especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Claudia Maia. 

 

Qual a importância da campanha Dezembro Laranja? 

Dra. Claudia Maia: Trata-se de uma campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999, iniciativa está que já beneficiou mais de 600 mil pessoas. É uma campanha de esclarecimento da população sobre a doença, alertando-a para os principais sinais e sintomas, bem como as formas de prevenção, além de ter objetivo “resolutivo”, ou seja, a intenção de diagnosticar e tratar o maior número possível de pessoas. 

É uma campanha de abrangência nacional. Para informações sobre as ações realizadas, basta entrar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além dos atendimentos presenciais, a SBD ampliará sua presença nas redes sociais e na imprensa, fornecendo conteúdo diversificado e qualificado sobre como se proteger de maneira adequada frente à exposição solar, seja nos momentos de lazer ou no trabalho! 

 

Quais são os tipos de cânceres de pele? 

Dra. Claudia Maia: Existem diversos tipos de cânceres de pele, já que cada tipo de célula no nosso organismo pode gerar um câncer. Entretanto, na pele, os principais e mais comuns são o Carcinoma Basocelular (o mais comum que existe), o Carcinoma Espinocelular e o Melanoma. Este último é o mais grave de todos, devendo ser diagnosticado o mais precocemente possível, devido à sua capacidade de disseminação e ao comprometimento à vida. É importante lembrar que os cânceres de pele correspondem a 1/3 de todos os cânceres existentes.  

 

Quais são os principais fatores de risco? 

Dra. Claudia Maia: Os grupos de maior risco são as pessoas de pele clara, com olhos claros, sardas e muitas pintas, e também os que possuem familiares com histórico de câncer de pele. 

 

Como podemos identificar um “sinal” de alerta para a doença? 

Dra. Claudia Maia: O câncer de pele pode se assemelhar a pintas ou outras lesões benignas. Assim, qualquer lesão nova deve ser avaliada em exame clínico feito por um médico dermatologista, que poderá indicar uma biópsia para confirmar o câncer de pele. 

 

Como devemos agir em casos suspeitos? 

Dra. Claudia Maia: Deve-se, imediatamente, procurar uma consulta com médico dermatologista, para diagnosticar e tratar o mais precocemente possível. 

 

Como devemos proceder/tratar em casos confirmados? 

Dra. Claudia Maia: Os casos confirmados devem ser tratados por cirurgia. No caso do melanoma, é importante que se faça o estadiamento (processo para determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa) para verificar se será necessário algum tratamento adicional. 

 

Estamos no verão. Quais são as dicas de prevenção? 

Dra. Claudia Maia: Muitas pessoas acham que só tem câncer de pele quem vai à praia. Entretanto, a necessidade de cuidados de prevenção deve ser permanente, seja nos momentos de lazer (praia, parques, entre outros), seja durante a rotina diária: no caminho do trabalho, da escola etc. Isto é importante, pois o efeito do sol é acumulativo, ou seja, há um acúmulo de efeitos ao longo da vida nas áreas cronicamente irradiadas com o Ultravioleta (UV), gerando o câncer de pele. 

Portanto, evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o câncer de pele. Quando falamos em se proteger do sol, não significa apenas “passar o protetor solar”. É importante que façamos a proteção por meios físicos: chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.  

É também muito importante evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas, e preferir permanecer na sombra. Na praia ou na piscina, usar barracas. O ideal é que se use filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão, aplicando uma boa quantidade pela manhã e reaplicando antes de sair para o almoço em todas as áreas descobertas. 

 

Quais são os impactos na saúde mental após o diagnóstico e/ou durante o tratamento do câncer de pele? 

Dra. Claudia Maia: É importante manter a calma. O diagnóstico de um “câncer” sempre pode assustar. Entretanto, grande parte dos cânceres de pele é curável, e a pessoa volta à sua vida normal. Todavia, dependendo da localização, uma cirurgia para retirada do tumor pode ficar inestética, e pode gerar grande incômodo e aborrecimento. 

Uma vez diagnosticada, não se pode “negar” a doença. Deve-se buscar o tratamento o mais rápido possível. Mesmo as formas mais graves de câncer de pele (ex.: melanoma) são curáveis se detectadas no início. O importante é fazer um bom tratamento e posterior acompanhamento, para que a pessoa possa voltar à vida normal o mais rápido possível, com o mínimo de impacto emocional.

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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