Crises relacionadas com a água colocam em risco a vida de 190 milhões de crianças e adolescentes

Notícias

De acordo com análise do Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (UNICEF), 190 milhões de crianças e adolescentes em dez países africanos correm risco de uma convergência de três ameaças relacionadas com a água — água, saneamento e higiene inadequados; doenças relacionadas; e riscos climáticos.  

  

O UNICEF alertou que 10 países da África Central e Ocidental enfrentam uma “catástrofe hídrica” que afeta crianças e adolescentes, com mais de um terço das crianças e jovens sem acesso à água potável em casa e dois terços sem serviços de saneamento.  

  

Além disso, um quarto das crianças e jovens defeca a céu aberto e três quartos não conseguem lavar as mãos por falta de água e sabão. Esses países também registram o maior número de mortes de crianças menores de cinco anos devido a doenças relacionadas com água, saneamento e higiene inadequados.   

  

A vulnerabilidade desses países é agravada pela instabilidade política e por conflitos armados, dificultando ainda mais o acesso à água potável e ao saneamento. 

  

O UNICEF pediu um aumento urgente de investimento no setor, fortalecimento da resiliência climática, priorização de comunidades mais vulneráveis e aumento de sistemas, coordenação e capacidades eficazes e responsáveis para fornecer serviços de água. 

   

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.