Diferentemente das hard skills — aprendizado concreto, quantificável e técnico, tudo o que foi estudado ao longo da jornada de formação profissional —, as soft skills não precisam de diplomas ou certificados, entretanto, estão sendo cada vez mais procuradas e valorizadas tanto pelos profissionais quanto pelas empresas.
Estas habilidades e competências são interpessoais, ou seja, subjetivas, e são relativas ao comportamento humano e à forma como a pessoa se relaciona com o mundo ao seu redor.
Um bom exemplo de soft skill, tão almejada pelos recrutadores, é a inteligência emocional, isto é, a capacidade de lidar satisfatoriamente com as próprias emoções, sem impulsividade e de maneira racional.
Todavia, no universo das soft skills, há uma série de habilidades comportamentais que, pela subjetividade, são de difícil mensuração, como: empatia, boa comunicação, pensamento crítico, positividade, tomada de decisão etc.
Alinhar estas competências peculiares de cada colaborador com os objetivos e a cultura organizacional é um desafio para a equipe de Recursos Humanos. O mesmo ocorre quando se trabalha em uma equipe com perfis diferentes. Por isso, as empresas prezam cada vez mais pela análise comportamental nos processos seletivos, justamente, para garantir a unidade no time e entender como lidar com as particularidades de cada profissional. O objetivo é prevenir conflitos, promover o engajamento e bom relacionamento entre os funcionários.
Listamos dez soft skills em alta para você projetar sua carreira em 2023:
- Inteligência emocional — facilidade de reconhecer e lidar com os sentimentos e as emoções. Ajuda a ressignificar frustrações e estabelecer uma comunicação adequadamente;
- Ética — comprometimento com as regras da empresa e com o senso comum de respeito e moralidade no ambiente de trabalho;
- Empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro e entender, respeitosamente, seu posicionamento sobre diversos temas e formas de trabalho. Facilita conexões entre todos da equipe;
- Comunicação — saber se expressar, ouvir, expor seus pontos de vista, entender o próximo e se manter alinhado ao trabalho;
- Liderança — capacidade de inspirar e motivar equipes, servindo como exemplo;
- Flexibilidade e resiliência — adaptar-se diante das mudanças de cenários, aprendendo com as experiências difíceis e lições;
- Trabalho em equipe — habilidade de cooperar com colegas em prol do coletivo;
- Criatividade — inovar, pensar “fora da caixa” e propor soluções diferentes para problemas antigos;
- Proatividade — “arregaçar as mangas”, analisar e viabilizar formas de resolver questões que impactam negativamente a produtividade;
- Pensamento crítico — com bom senso e sabedoria, questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos.